Além de Montes Claros, o Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), da Universidade Estadual de Montes Claros, iniciou as atividades relacionadas ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em outros municípios do Norte de Minas. As aulas inaugurais dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) foram realizadas nessa segunda-feira (14/12), em nove cidades da região: Buenópolis, Capitão Enéas, Januária, Lontra, Manga, Mato Verde, São João da Ponte e Varzelândia.

Com a primeira pactuação do Pronatec, que inclui as turmas dos cursos ofertados em Montes Claros, a Escola Técnica de Saúde do CEPT/Unimontes está beneficiando um total de 1540 alunos ainda em idade escolar (ensino médio), com atividades para o período 2016/2017.

Com 30 alunos em cada turma, foram iniciados os cursos de formação inicial e continuada de “Assistente Administrativo” (Manga, Januária e Mato Verde), “Agente Comunitário de Saúde” (Capitão Enéas, Buenópolis, São João da Ponte e Januária); “Agente de Combate a Endemias” (Varzelândia, Mato Verde, Capitão Enéas, Lontra, São João da Ponte e Buenópolis) e “Recepcionista em Serviços de Saúde” (São João da Ponte, Varzelândia, Lontra, Manga e Mato Verde).

O professor Geraldo Antônio dos Reis, diretor do CEPT/Unimontes, presidiu a aula inaugural realizada em São João da Ponte e destacou a importância para a Unimontes em criar oportunidades de qualificação de jovens. “Trata-se de uma iniciativa de extrema importância e que contemplará as necessidades da região”, pontuou.

MONTES CLAROS

Aula inauguralPAinda nessa segunda-feira (14/12), o CEPT/Unimontes iniciou as atividades dos cursos de formação inicial e continuada de “Assistente de Recursos Humanos” (30 alunos), “Balconista de Farmácia” (30) e “Recepcionista em Serviços de Saúde” (30), todos com sede em Montes Claros. Uma semana antes (7/12), foram realizadas as aulas inaugurais dos cursos gratuitos – também de Formação Inicial e Continuada (FIC) – de “Assistente Administrativo” (160 horas/aula), “Agente Comunitário de Saúde” (400 horas/aula) e “Agente de Combate a Endemias” (240 horas/aula), além do curso técnico em “Gerência em Saúde” (noturno, com 1,2 mil horas/aula).

Os trabalhos foram acompanhados pela coordenadora geral do Pronatec/Unimontes, professora Zaida ngela Marinho Crispim, também com a participação das coordenadoras do programa, professora Renata Nobre Canela (adjunta) e professora Jacqueline Maia Lima (pedagógica), além das supervisoras professora Wanessa Moura Silva (curso técnico em Gerência em Saúde) e professora Gicelle Daiane (Cursos de Formação Inicial e Continuada).

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia