– São João da Ponte será o sétimo município a receber a caravana da Unimontes no atendimento à comunidade em geral –

Um público de 19.021 pessoas foi atendido em dois projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade Estadual de Montes Claros no primeiro semestre de 2017: o “Unimontes Solidária” e o “Multicampi”. O balanço foi apresentado pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, com base nos dados das atividades realizadas em nove municípios do Norte de Minas atendidos no âmbito das duas iniciativas.

O próximo roteiro será em São João da Ponte, a partir da próxima quinta-feira (10 de agosto), com mais uma edição do “Unimontes Solidária”. Na programação, que se estenderá até o domingo (13/8), a caravana formada por acadêmicos voluntários de diversos cursos de graduação promoverá palestras, oficinas, campeonato de robótica, roda de conversa, cinema comentado e ações culturais, esportivas e sociais para a comunidade em geral, gratuitamente.

A Prefeitura de São João da Ponte é parceira na realização das atividades, com o suporte de transporte, alimentação e hospedagem, conforme contrapartida estabelecida em edital. A Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (Facit) é parceira da Unimontes na realização do projeto.

Cinema Comentado UnisolDentre os temas relacionados para as palestras estão “o Uso da Tecnologia em Sala de Aula” e “Educação Financeira para jovens”. As oficinas vão destacar os temas como “Alfabetização”, “Literatura Infantil” e “Robótica”, além de uma intervenção sobre reciclagem do lixo e a roda de conversa sobre “Ética e Cidadania”.

NÚMEROS

Entre março e julho, a Unimontes desenvolveu o projetos Unimontes Solidária em seis municípios da região norte-mineira: Mirabela (1.035 atendimentos), Ibiaí (1.325), Urucuia (5.100), Salinas (2.388), Montes Claros – campus-sede (350), Montes Claros – comunidade de Abóboras (430), Montezuma (3.473) e São João do Paraíso (4.920). Uma das novidades na última edição foi a produção de roupas a partir de materiais recicláveis, com direito a um desfile em praça pública.

Em 15 anos de projeto, até julho último, o Projeto Unimontes Solidária beneficiou aproximadamente 270,1 mil pessoas em 62 municípios mineiros, com o envolvimento direto de 2,3 mil acadêmicos. Para 2017, com a comemoração da data, a Universidade atenderá 19 cidades até dezembro. A projeção é para que 500 acadêmicos – inclusive de cursos a distância – participem como monitores das ações de educação, assistência social, desenvolvimento sustentável, cidadania, arte, cultura, entretenimento, esporte e lazer – de acordo com as demandas específicas.