Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, será realizado em Belo Horizonte, o I Congresso Mineiro de Ensino Superior, iniciativa do Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é uma das instituições convidadas para o evento, que acontecerá no auditório JK, na Cidade Administrativa.

O congresso tem como objetivo aprimorar o entendimento do Plano Nacional de Educação e a integração da educação básica com o ensino superior. Também visa discutir a Internacionalização da educação superior e o ensino a distância, bem como a pesquisa, a extensão e a Inovação. Na oportunidade, o Governo do Estado vai conceder o selo de “Universidade Cidadã de Minas Gerais” às instituições de ensino superior que desenvolvem atividades de extensão e investem na transmissão do conhecimento e do senso de cidadania entre seus alunos. A Unimontes é uma das candidatas ao recebimento do título.

Para isso, a instituição selecionou 16 projetos de extensão que serão exibidos durante o encontro. Entre outras ações implementadas pela Universidade Estadual de Montes Claros, serão apresentados os projetos “Unimontes Solidária”, “A Universidade e a Idade da Prata”, “Multicampi”, Serviço de Assistência Judiciária (SAJ) Itinerante, Núcleo de Assistência Contábil (Nasc) e o Programa de Integração da Universidade ao Campo (Proin), este último desenvolvido por intermédio do curso de Zootecnia, oferecido no campus de Janaúba.

A pró-reitora de Extensão da Unimontes, Marina Ribeiro Queiroz, destaca que o Congresso Mineiro de Ensino Superior será uma oportunidade para que a universidade possa se integrar com outras instituições superiores e mostrar as ações que desenvolvem em prol do crescimento das regiões onde está inserida. “Ao selecionar os projetos de extensão para apresentação no encontro, sentimos que estamos no caminho certo e que temos muito o que mostrar. A nossa universidade tem vocação extensionista. Hoje, temos quase 100 projetos de extensão em andamento, com ações inclusive nos campi”, enfatiza a pró-reitora.

PALESTRAS

Conforme a programação, o evento será aberto no dia 28, com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, que vai proferir a palestra “Plano Nacional de Educação: perspectivas para a educação superior”. Também participará do debate o secretário de Educação do MEC, Luiz Cláudio Costa. No mesmo dia, às 14h30min, haverá mesa redonda sobre “Educação e distância e educação continuada”. Ás 16h30min, acontecerá a mesa redonda “Internacionalização da educação superior”, que terá como debatedores o diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Paulo Sérgio Lacerda; e a coordenadora de Assuntos Internacionais da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Dulce Maria Viana Mindlin. O mediador será o reitor da Unimontes, João dos Reis Canela.

No dia 29, às 9 horas, haverá a mesa redonda “Interface da educação básica com a educação superior”. Um dos mediadores será o ex-reitor da Unimontes Paulo César Gonçalves de Almeida. Na seqüência, estará em debate o tema “Pesquisa, extensão e inovação”. No encerramento do congresso, acontecerá a entrega do Selo Universidade Cidadã. Na oportunidade também será entregue a Medalha “Helena Antipoff”, que tem como objetivo a valorização dos profissionais que se destacam na área da educação.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia