As ações do projeto Unimontes Solidária já beneficiaram aproximadamente 8,7 mil pessoas em Coração de Jesus e Campo Azul, no Norte de Minas. As atividades nas áreas de educação, meio ambiente, planejamento, saúde, cidadania, cultura, esporte e lazer, que foram iniciadas nos dois municípios no dia 4 de julho, serão encerradas oficialmente nesta quarta-feira (14).

Na segunda quinzena de julho, entre os dias 16 e 25, o projeto será desenvolvido em mais dois locais: Juvenília e Urucuia, também na região norte-mineira. A iniciativa conta, a partir desta edição, com a parceria da Intertv – afiliada Rede Globo.

Em Coração de Jesus, com 3,8 mil atendimentos, e Campo Azul, com 4,9 mil pessoas beneficiadas, os trabalhos na área urbana e na zona rural contam com a participação de 35 acadêmicos de 15 cursos em cada sede, sendo supervisionados por três professores da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE).

“A projeção é de atingir a meta dos 10 mil atendimentos nestas duas cidades até o encerramento dos trabalhos”, analisa o professor Gilson José Fróes, coordenador da CAE, que evidencia a adesão dos moradores às ações desenvolvidas pela Unimontes. “A colaboração de todos foi o maior incentivo que recebemos em todas as ações realizadas nos dois municípios”, completa.

RECEPÇÃO – Acadêmica do 7º período de Medicina, Vilma Soares Magalhães faz a sua estreia no “Unimontes Solidária” como voluntária em Campo Azul. Além de atendimentos clínicos, trabalha em palestras educativas sobre alimentação saudável e prevenção contra o diabetes e a hipertensão. “Gostei muito da receptividade que encontramos aqui, principalmente nas escolas”, disse.

Também bolsista em iniciação científica voluntária e integrante do grupo de pesquisa sobre epidemiologia em seu curso, Vilma Soares já se prontifica a participar de outras iniciativas extensionistas da Universidade. “Espero fazer parte da próxima edição do Expresso Solidário”, completou a acadêmica, ao se referir ao projeto que a Unimontes desenvolve junto aos estados nordestinos no período de recesso escolar, em janeiro.

EXEMPLO

Ainda em Campo Azul, uma coincidência chamou a atenção dos participantes do projeto que atuam na área da saúde. Médico do hospital local, Iuri Rodney Pereira é egresso da Unimontes. Em 2003, ainda na condição de acadêmico, foi voluntário do “Unimontes Solidária” em sua primeira edição, no município de Botumirim.

“O projeto foi determinante para que eu pudesse aplicar o conhecimento adquirido ao longo do curso como benefício à comunidade”, disse o profissional, que atua em Campo Azul há três anos. “No simples fato de sair da sala de aula você amplia seu conhecimento sobremaneira”, depôs Iuri.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia