Foram 1.503 atendimentos em apenas dois dias em Mirabela (Fotos: Divulgação)

Durante as atividades do Projeto Unimontes Solidária, promovidas no distrito de Muquém, no município de Mirabela, foram realizados 1.503 atendimentos. O destaque foi a área de saúde, com ações diretas de combate à dengue, campanha de vacinação e testes de glicemia, entre outras ações. O relatório foi divulgado na última sexta-feira (24/5), pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE) e pela Assessoria de Projetos Especiais, ambas vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Montes Claros.

Além dos números, a coordenação definiu o calendário das próximas edições do projeto, que conta com o envolvimento voluntário dos acadêmicos dos diversos cursos de graduação da Unimontes, supervisionados por professores.

No período de 25 a 28 de julho, as atividades solidárias serão realizadas em Brasília de Minas, por ocasião do aniversário da cidade. De 22 a 25 de agosto, a delegação do projeto atenderá moradores do município de Olhos D´Água, a 97 quilômetros de Montes Claros.

Oficina de robótica ministrada para os alunos do ensino fundamental

PARCEIROS

A edição do Unimontes Solidária em Muquém contou com a parceria da Prefeitura de Mirabela, da Faculdade de Ciência e Tecnologia (Facit), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) e da Organização Vida Verde (Ovive). Participaram das atividades 25 acadêmicos dos cursos de graduação de Educação Física, Medicina, Enfermagem, Pedagogia, Direito, Ciências Sociais e Artes Visuais, juntamente com 15 estudantes de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da Facit.

Conforme o coordenador da CAE/Unimontes, professor Marcelo Resende, a partir de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Mirabela, durante as atividades foi ampliada a campanha de vacinação dos moradores contra a gripe, tétano e difteria, além de testes de glicemia e de pressão arterial e medição do índice de massa corpórea (IMC).

Passeata reforçou as ações de combate aos focos do mosquito da dengue

As equipes da Universidade reforçaram, ainda, a campanha de conscientização sobre os riscos da dengue, com caminhada pelas ruas do distrito, juntamente com os agentes de Saúde do Centro de Zoonoses, para sensibilizar os moradores sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da doença. Também foram promovidas rodas de conversa sobre o combate às drogas e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

As crianças e adolescentes participaram de atividades recreativas na “Rua de Lazer” e provas de conhecimentos gerais em gincanas (“Passa ou Repassa”), com o apoio da Escola Estadual Santa Maria.

A temática ecológica também foi destaque da edição do Unimontes no distrito de Mirabela, com o “Pedal Ecológico”, com o plantio de mudas de frutíferas e de espécies ornamentais e nativas do Cerrado, em ação apoiada pela Ovive. Os moradores da comunidade também tiveram contato com a inovação tecnológica. Foram realizadas oficinas de robótica, com a confecção de foguetes e de robôs, aproveitando garrafas pet e outros materiais recicláveis.

Relacionadas

PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro
Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária
Divina Providência realiza formatura de nova turma do Programa Descubra