Após atender os municípios de Curral de Dentro (6 a 15 de julho) e Engenheiro Navarro (18 a 27 de julho), o projeto de extensão da Universidade Estadual de Montes Claros “Unimontes Solidária” movimenta a comunidade de Cônego Marinho desde a quinta-feira (1º/8). Os 40 acadêmicos promoverão ação voluntárias até o domingo (4), mas com a perspectiva de realizar visitas mensais até o final do ano em face à grande extensão territorial.

Os alunos oferecem atendimentos nas áreas de educação, saúde e lazer, com atividades que vão desde a aferição de pressão a palestras de orientação nas diversas áreas. O atendimento comunitário teve início com a população do distrito de Olhos D´Água, distante 30 quilômetros da sede urbana, onde acontecem os festejos de Bom Jesus e a Festa do Peão Boiadeiro.

Cônego Marinho está localizada a 230 quilômetros de Montes Claros. Possui uma população de 7.123 habitantes, dos quais cerca de 40% estão na zona rural.

Julho: 8 mil atendidos

Um dos supervisores do projeto Unimontes Solidária, professor Gilson José Fróes, da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), ressaltou que este é o 11º ano de existência do Projeto Unimontes Solidária. “Cumprimos nosso objetivo de, através da ação voluntária de acadêmicos de diversos cursos da graduação, desenvolver ações sociais nos municípios mais necessitados”.

Ele salientou ainda estar satisfeito com o resultado dos atendimentos feitos nos municípios Curral de Dentro e Engenheiro Navarro, “onde, em julho, de acordo com levantamentos preliminares, foram desenvolvidas mais de 8 mil ações sociais”.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia