Atividades são desenvolvidas junto a pacientes internados no HUCF

Depois de dois anos de suspensão, por conta da pandemia do Novo Coronavírus, o Projeto Sensibilizarte voltou às suas atividades no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). O projeto de extensão da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) envolve acadêmicos da instituição, que levam aos pacientes internados no HUCF atividades artísticas e lúdicas.

Foram abertas inscrições para a seleção de estudantes voluntários do Sensibilizarte. Podem participar do processo seletivos alunos interessados de todos os cursos de graduação da universidade. As inscrições podem ser feitas pela internet, pelo link: https://forms.gle/WRfCz8Xu4rEoFJbW9

A seleção será feita neste sábado (11/06) pela equipe do projeto, às 18 horas, no segundo andar do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), prédio 6 do campus-sede.

A iniciativa usa a arte como instrumento para humanização na formação e no cuidado em saúde. As atividades artísticas e lúdicas do Sensibilizarte são desenvolvidas pelos acadêmicos voluntários em quatro frentes de trabalho: artesanato, música, contação de histórias e palhaçoterapia. Serão selecionados nove voluntários para palhaçoterapia (seis) e contação de histórias (três).

O projeto Sensibilizarte, que surgiu a partir de iniciativa de acadêmicos do curso de Medicina, é vinculado à Coordenadoria de Extensão Cultural, da Pró- Reitoria de Extensão da Unimontes.

A ação é coordenada pelo professor Leonardo Silva Alves, do Departamento de Artes. Conta também com a colaboração de outros voluntários como a professora e artista plástica Cecilia Schmidt, responsável pela capacitação da frente de artesanato. Também atua como voluntário o artista circense Bruno Rodrigues Vieira, que ministra a capacitação da frente de palhaços.
Outros voluntários são as professoras Nelcira Durães e Elenice Geralda de Aquino, da frente de contação de histórias. A frente de música conta com o apoio do professor Igor Coimbra, do curso de Música (Departamento de Artes).

Os acadêmicos participantes do Sensibilizarte, na maioria, são dos cursos de graduação da área de saúde (Medicina, Enfermagem e Odontologia). Mas, a iniciativa envolve também estudantes de outros cursos como Artes e Pedagogia.

Relacionadas

Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente
Sertão/Unimontes recebe inscrições para I Simpósio Integrado de Inovação – Evento vai ocorrer em novembro
Unimontes lança sua primeira Especialização em IA – Inscrições seguem até 30 de novembro