A 1ª ECOPA entre as Associações Atléticas Acadêmicas trará benefícios para a comunidade

Promover a educação ambiental e conscientizar a comunidade acadêmica sobre a destinação correta dos resíduos sólidos, implantando o sistema de coleta seletiva no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros.  Esta é a meta do projeto de extensão “Recicla a Unimontes”.

O projeto foi lançado quarta-feira (5 de junho), Dia Mundial do Meio Ambiente, no Campus Universitário. A solenidade aconteceu em frente à Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, com as presenças de professores, servidores, acadêmicos e representantes da comunidade.

A iniciativa é da coordenação do curso de Engenharia Civil e do Departamento de Ciências Exatas da Unimontes. A ação ambiental foi aprovada como projeto de extensão pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) da Unimontes. A atividade é coordenada pela professora Márcia Maria Guimarães, do curso de Engenharia Civil e do Departamento de Ciências Exatas.

Foto: Neto Macedo Ascom Unimontes

O Projeto “Recicla a Unimontes” prevê também a realização da 1ª Ecopa, gincana ambiental que envolve os alunos e ligas acadêmicas da universidade em uma competição da arrecadação de materiais recicláveis. Um dos objetivos da gincana é o incentivo aos 5 Rs da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

Ao participar do lançamento, o pró-reitor adjunto de Extensão, professor Marcelo Brito, enalteceu a importância da ação ambiental.  “O Projeto Recicla a Unimontes tem um papel fundamental na construção de uma cultura de sustentabilidade na universidade. A iniciativa da 1ª Ecopa é uma forma potente de envolvimento da comunidade acadêmica, propondo uma gincana de reciclagem”, pontuou.

A coordenadora do Recicla a Unimontes, professora Márcia Guimarães destacou que o objetivo do projeto é   envolver todos os integrantes da comunidade acadêmica e implantar a coleta seletiva no Campus Universitário, promovendo a separação dos materiais recicláveis.

A equipe responsável pela ação realiza um levantamento sobre a quantidade diária de resíduos gerada no campus-sede da Universidade, verificando os quantitativos de materiais descartados nos prédios, restaurante universitário, cantinas e outros locais.

Dentro do Projeto “Reclica a Unimontes”, juntamente com a gincana da 1ª Ecopa, serão realizadas outras atividades para o incentivo à separação e coleta seletiva no campus-sede da Universidade. Também será estabelecida parceria com a associação dos catadores de materiais recicláveis.

1ª ECOPA

A 1ª Gincana de Ação Solidária de Coleta Seletiva e Educação Ambiental da Unimontes (1ª ECOPA) entre as Associações Atléticas Acadêmicas (AAA) da Unimontes, evento que objetiva trazer benefícios para a comunidade, sejam eles ambientais, econômicos e/ou sociais.

O objetivo principal é iniciar o processo de implantação da Coleta Seletiva na Unimontes, estimulando toda a sua comunidade a realizar a separação e a correta destinação dos resíduos sólidos gerados em seus eventos, suas residências e/ou no campus de Montes Claros.

O resultado da gincana será divulgado em setembro, durante o II Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes.

O material coletado na 1ª ECOPA será doado à Associação ECOGALPÃO, Cooperativa de Catadores do Santos Reis. Isso criará oportunidade de fortalecimento de uma associação de catadores. A ECOGALPÃO é responsável pela coleta seletiva no bairro em que se localiza o campus Montes Claros da Unimontes, conforme projeto Recicla Aos Montes da Prefeitura Municipal de Montes Claros.

Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial