A 1ª ECOPA entre as Associações Atléticas Acadêmicas trará benefícios para a comunidade

Promover a educação ambiental e conscientizar a comunidade acadêmica sobre a destinação correta dos resíduos sólidos, implantando o sistema de coleta seletiva no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros.  Esta é a meta do projeto de extensão “Recicla a Unimontes”. 

O projeto foi lançado quarta-feira (5 de junho), Dia Mundial do Meio Ambiente, no Campus Universitário. A solenidade aconteceu em frente à Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, com as presenças de professores, servidores, acadêmicos e representantes da comunidade.

A iniciativa é da coordenação do curso de Engenharia Civil e do Departamento de Ciências Exatas da Unimontes. A ação ambiental foi aprovada como projeto de extensão pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) da Unimontes. A atividade é coordenada pela professora Márcia Maria Guimarães, do curso de Engenharia Civil e do Departamento de Ciências Exatas.

Foto: Neto Macedo Ascom Unimontes

O Projeto “Recicla a Unimontes” prevê também a realização da 1ª Ecopa, gincana ambiental que envolve os alunos e ligas acadêmicas da universidade em uma competição da arrecadação de materiais recicláveis. Um dos objetivos da gincana é o incentivo aos 5 Rs da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

Ao participar do lançamento, o pró-reitor adjunto de Extensão, professor Marcelo Brito, enalteceu a importância da ação ambiental.  “O Projeto Recicla a Unimontes tem um papel fundamental na construção de uma cultura de sustentabilidade na universidade. A iniciativa da 1ª Ecopa é uma forma potente de envolvimento da comunidade acadêmica, propondo uma gincana de reciclagem”, pontuou.

A coordenadora do Recicla a Unimontes, professora Márcia Guimarães destacou que o objetivo do projeto é   envolver todos os integrantes da comunidade acadêmica e implantar a coleta seletiva no Campus Universitário, promovendo a separação dos materiais recicláveis.

 A equipe responsável pela ação realiza um levantamento sobre a quantidade diária de resíduos gerada no campus-sede da Universidade, verificando os quantitativos de materiais descartados nos prédios, restaurante universitário, cantinas e outros locais.

Dentro do Projeto “Reclica a Unimontes”, juntamente com a gincana da 1ª Ecopa, serão realizadas outras atividades para o incentivo à separação e coleta seletiva no campus-sede da Universidade. Também será estabelecida parceria com a associação dos catadores de materiais recicláveis.

1ª ECOPA

A 1ª Gincana de Ação Solidária de Coleta Seletiva e Educação Ambiental da Unimontes (1ª ECOPA) entre as Associações Atléticas Acadêmicas (AAA) da Unimontes, evento que objetiva trazer benefícios para a comunidade, sejam eles ambientais, econômicos e/ou sociais.

O objetivo principal é iniciar o processo de implantação da Coleta Seletiva na Unimontes, estimulando toda a sua comunidade a realizar a separação e a correta destinação dos resíduos sólidos gerados em seus eventos, suas residências e/ou no campus de Montes Claros.

O resultado da gincana será divulgado em setembro, durante o II Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes.

O material coletado na 1ª ECOPA será doado à Associação ECOGALPÃO, Cooperativa de Catadores do Santos Reis. Isso criará oportunidade de fortalecimento de uma associação de catadores. A ECOGALPÃO é responsável pela coleta seletiva no bairro em que se localiza o campus Montes Claros da Unimontes, conforme projeto Recicla Aos Montes da Prefeitura Municipal de Montes Claros.

Relacionadas

Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente
Sertão/Unimontes recebe inscrições para I Simpósio Integrado de Inovação – Evento vai ocorrer em novembro
Unimontes lança sua primeira Especialização em IA – Inscrições seguem até 30 de novembro
Unimontes oferece até 36 vagas para Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Social – Inscrições começam no dia 18