Em um ano, foram arrecadadas 3,5 toneladas de resíduos sólidos no campus-sede

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) conta com uma iniciativa voltada para a conscientização da comunidade acadêmica e da população em geral sobre a destinação correta dos resíduos sólidos, além de incentivar a coleta seletiva no ambiente universitário. A ação é desenvolvida por meio do Projeto Recicla a Unimontes, que comemorou um ano de existência nesta quinta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

A solenidade comemorativa do primeiro aniversário do Recicla a Unimontes foi realizada no Circuito de Conhecimentos, no campus-sede, e contou com as presenças do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, representando o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago; e do prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães.

Participaram ainda o pró-reitor de Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves; a pró-reitora adjunta de Pesquisa, professora Beatriz Rezende Marinho da Silveira; a coordenadora do projeto, professora Márcia Maria Guimarães; o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Ronaldo Dias Ferreira; e a secretária municipal de Serviços Urbanos de Montes Claros, Jeane Cristina Caetano da Cruz, juntamente com os alunos de Engenharia Civil envolvidos na iniciativa.

O Projeto Recicla a Unimontes é vinculado ao curso de Engenharia Civil, por intermédio da disciplina de Resíduos Sólidos, e à Pró-Reitoria de Extensão. A iniciativa conta com a participação de 25 estudantes de Engenharia Civil e três docentes da graduação: a coordenadora e as professoras Sheila Cristina Martins Pereira e Mayra Andrade.

Ao participar da solenidade comemorativa do primeiro aniversário do Projeto Recicla a Unimontes, o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, cumprimentou a coordenação e os alunos envolvidos na iniciativa, que ele destacou como uma das ações transformadoras da universidade por meio da educação. “Esse projeto promove a ideia de tornar Montes Claros o município da sustentabilidade. O projeto mostra que podemos, sim, transformar a realidade da nossa cidade”, destacou o vice-reitor.

O prefeito Guilherme Guimarães lembrou que integra o corpo docente do curso de Engenharia Civil da Unimontes, sendo também um dos fundadores da graduação. Ele disse ser um entusiasta da reciclagem e da destinação correta dos resíduos sólidos.

Ao cumprimentar a universidade pela iniciativa do Projeto Recicla a Unimontes, o prefeito enfatizou que a Prefeitura de Montes Claros implementa diversas ações voltadas para a destinação correta dos resíduos sólidos e o incentivo à reciclagem. Ele afirmou que o objetivo da gestão municipal é que, com iniciativas como a coleta seletiva e a reciclagem, ocorra uma diminuição da quantidade de lixo que é coletado pela Prefeitura e enviado para o aterro sanitário. “A nossa meta é de lixo zero. E a ideia de a universidade incorporar esse conceito dentro do seu campus será fundamental para que a gente consiga convencer a sociedade em relação à questão”, observou Guilherme Guimarães.

Durante o evento, os acadêmicos participantes do Projeto Recicla A Unimontes apresentaram ações que estão sendo desenvolvidas em relação à reciclagem e ao reuso de materiais na Universidade. “O nosso objetivo é promover a conscientização ambiental, a fim de que as pessoas tenham atitudes mais sustentáveis no dia a dia”, declarou o acadêmico Luiz Henrique Silva Manzi, do primeiro período de Engenharia Civil.

A coordenadora do Recicla a Unimontes, professora Márcia Maria Guimarães, enalteceu os resultados alcançados pela iniciativa durante o seu primeiro ano de funcionamento. Segundo ela, em um ano, por meio da coleta seletiva no campus-sede da Unimontes, foram arrecadadas 3,5 toneladas de resíduos sólidos, doadas à Associação de Catadores de Montes Claros.

Por outro lado, a professora Márcia Maria Guimarães ressaltou que o grande resultado do projeto tem sido a conscientização das pessoas sobre a importância da destinação correta dos resíduos sólidos e dos materiais recicláveis. “Pretendemos crescer muito mais. O nosso projeto, além da questão educacional, está cuidando do meio ambiente e olhando para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Tudo que é coletado no campus universitário é doado para a Associação de Catadores”, assegurou a coordenadora.


Fotos: Neto Macedo/Ascom Unimontes 

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Museu da Unimontes abre a exposição “Entre a Vida e a Morte: uma jornada fotográfica” – de 31 de outubro a 23 de novembro