Crianças assistidas pela Pediatria do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Unimontes, foram atendidas pelo “Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura”, desenvolvido pela Secretaria de Educação do município. A ação foi realizada nessa terça-feira (20/10), com a encenação teatral “Astronomia: Divertida Viagem Sideral”, no espaço da Escola “Ciranda da Vida”, do HUCF.

A educadora Mariângela Oliveira, uma das responsáveis pela apresentação, explica que o grupo visa incentivar as crianças da educação infantil à leitura por meio de peças teatrais, com ações lúdicas de mobilização. “A ideia é despertar o prazer de ler e contar histórias”, afirma.

A encenação encantou a garota Ana Cecília, de 6 anos, que está internada no Hospital Universitário. “Achei muito legal, principalmente porque gosto muito de ler”, disse. A menina está matriculada no 1º ano do ensino fundamental e espera se recuperar brevemente: “quero voltar para a minha escola logo e encontrar meus amigos”.

O projeto “Montes Claros na Trilha da Leitura” foi iniciado em 2014, com apresentações teatrais em espaços alternativos e nas unidades educacionais. Informações completas sobre o projeto estão no site: www.educamoc.com.br.

CIRANDA DA VIDA

A Escola Ciranda da Vida, do HUCF, completou 11 anos no último dia 15 e já atendeu 12 mil crianças. A metodologia utilizada no espaço é diferenciada das classes convencionais, pois o estudante está internado. O atendimento é individualizado, embora a classe seja multisseriada. O material didático é definido a partir do diagnóstico realizado pela equipe da Escola Hospitalar, com informações repassadas pela escola de origem da criança.