Nos próximos dias 5 e 6 de dezembro, será apresentada no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) a ópera “La Serva Padrona”, com entrada gratuita. A montagem integra a quarta edição do Projeto “Música na Unimontes”, iniciativa do Grupo PET Artes Música, vinculado ao curso de Música e ao Departamento de Artes da instituição.

O espetáculo será apresentado no anfiteatro da Unimontes, nos seguintes horários: no dia 5, às 19h30min; e no dia 6, às 9 horas. A montagem da ópera conta com a participação de integrantes do Grupo PET Artes Música, de três atores e terá uma duração média de uma hora.

O Projeto “Música na Unimontes é coordenado pela professora Maria Odília de Quadros Pimentel, do Departamento de Artes. Ela explica que a iniciativa surgiu da proposta de “democratização da arte musical no ambiente universitário, visando promover performances musicais em espaços comunitários do campus-sede”.

Em sua primeira edição, o “Música na Unimontes” teve como atração um recital de piano. Na segunda etapa do projeto, o público foi contemplado com um musical inspirado nos shows da Broadway (Nova York). Em sua terceira edição, o destaque foi o evento “Noite Vintage”, uma combinação de música moderna com a música “vintage” (antiga).

La Serva Padrona – ópera cômica

“La Serva Padrona” é uma ópera que surgiu na Itália em 1733 como um intermezzo – uma apresentação curta que era executada nos intervalos das obras principais. Composta por Giovanni Battista Pergolesi, logo começou a ofuscar os grandes números, servindo de inspiração para outras óperas bufas (“cômicas”) do século 18.

A trama gira em torno de três personagens e conta a história de uma serva, Serpina, que deseja ser patroa por meio do casamento com seu patrão Uberto. Para isso, induz um também servo, o mudo Vespone, a participar de seus planos.

A professora Maria Odília de Quadros Pimentel explica que, por tratar de uma obra simples e cômica, a escolha da ópera “La Serva Padrona” é uma forma de atrair um público ainda não acostumado a esse tipo de peça musical, além de servir como entretenimento acessível a pessoas que, geralmente, não acompanham as atividades propostas pelo curso de Música da Unimontes.

A coordenadora salienta, ainda, que a apresentação gratuita visa atender, não só a comunidade acadêmica, mas toda a população, acima de 10 anos, que queira participar dessa experiência cultural.

Relacionadas

HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI
HU realiza 1°Simpósio norte-mineiro da criança hospitalizada
Unimontes é destaque em premiação estadual de Economia
Termina amanhã prazo para inscrição em Programas de Residência Multiprofissional
Unimontes recebe certificação da Unesco