Nos próximos dias 5 e 6 de dezembro, será apresentada no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) a ópera “La Serva Padrona”, com entrada gratuita. A montagem integra a quarta edição do Projeto “Música na Unimontes”, iniciativa do Grupo PET Artes Música, vinculado ao curso de Música e ao Departamento de Artes da instituição.

O espetáculo será apresentado no anfiteatro da Unimontes, nos seguintes horários: no dia 5, às 19h30min; e no dia 6, às 9 horas. A montagem da ópera conta com a participação de integrantes do Grupo PET Artes Música, de três atores e terá uma duração média de uma hora.

O Projeto “Música na Unimontes é coordenado pela professora Maria Odília de Quadros Pimentel, do Departamento de Artes. Ela explica que a iniciativa surgiu da proposta de “democratização da arte musical no ambiente universitário, visando promover performances musicais em espaços comunitários do campus-sede”.

Em sua primeira edição, o “Música na Unimontes” teve como atração um recital de piano. Na segunda etapa do projeto, o público foi contemplado com um musical inspirado nos shows da Broadway (Nova York). Em sua terceira edição, o destaque foi o evento “Noite Vintage”, uma combinação de música moderna com a música “vintage” (antiga).

La Serva Padrona – ópera cômica

“La Serva Padrona” é uma ópera que surgiu na Itália em 1733 como um intermezzo – uma apresentação curta que era executada nos intervalos das obras principais. Composta por Giovanni Battista Pergolesi, logo começou a ofuscar os grandes números, servindo de inspiração para outras óperas bufas (“cômicas”) do século 18.

A trama gira em torno de três personagens e conta a história de uma serva, Serpina, que deseja ser patroa por meio do casamento com seu patrão Uberto. Para isso, induz um também servo, o mudo Vespone, a participar de seus planos.

A professora Maria Odília de Quadros Pimentel explica que, por tratar de uma obra simples e cômica, a escolha da ópera “La Serva Padrona” é uma forma de atrair um público ainda não acostumado a esse tipo de peça musical, além de servir como entretenimento acessível a pessoas que, geralmente, não acompanham as atividades propostas pelo curso de Música da Unimontes.

A coordenadora salienta, ainda, que a apresentação gratuita visa atender, não só a comunidade acadêmica, mas toda a população, acima de 10 anos, que queira participar dessa experiência cultural.

Relacionadas

Unimontes realiza abertura da I Semana do Direito
I Seminário de Pesquisa e Ensino em Filosofia da Unimontes debate a prática e o ensino da Filosofia no Brasil
Hospital Universitário Clemente de Faria Realiza Treinamento sobre Prevenção de Quedas para Aumentar a Segurança dos Pacientes
Educação OnLIFE: professores representam Unimontes em congresso internacional
Projetos de pesquisa da Unimontes vão receber cerca de R$23 milhões da Fapemig
É de graça: Beleza e diversidade em exposições no Museu Regional neste mês