O Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) desenvolve o projeto de extensão “Promoção da Saúde Sexual de Estudantes Universitários”, que reúne ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas à comunidade acadêmica. A iniciativa conta com a participação de estudantes dos cursos de Medicina, Odontologia, Teatro e Ciência da Computação, sob coordenação da professora Ana Paula Holzmann, e tem como objetivo ampliar o acesso à informação qualificada, à prevenção e ao cuidado em saúde sexual.

Aprovado e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com investimento de cerca de R$ 200 mil, o projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fornece testes rápidos e apoio técnico às ações.

Aconselhamento e testagem

Entre as atividades previstas estão: aconselhamento e testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C; ações de educação em saúde (palestras, rodas de conversa e distribuição de materiais educativos); atuação do grupo de Teatro Acadêmico Educ@rte: Prevenção em Cena; e oferta de um canal online, via chatbot “Dr. Condon”, para esclarecimento de dúvidas e orientações seguras sobre saúde sexual.

O projeto, iniciado no primeiro semestre deste ano, já realizou duas campanhas de testagem e aconselhamento no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, com distribuição de preservativos e materiais educativos. Ao todo, 131 estudantes participaram das ações, resultado considerado “uma excelente adesão” pela professora Maria Fernanda Batista Rocha, integrante da equipe.

Expansão e divulgação

Apesar dos resultados iniciais positivos, a equipe acredita que o alcance do projeto pode ser ampliado. A meta, agora, é intensificar a divulgação pelas redes sociais, especialmente Instagram e WhatsApp, para alcançar um número maior de estudantes. A expectativa é de que a maior disseminação das informações aumente a demanda pelas atividades, que será monitorada continuamente.

Há grande expectativa, também, em relação ao Grupo de Teatro Acadêmico e ao chatbot “Dr. Condon”, atualmente em desenvolvimento. As ações são realizadas de forma itinerante pelos prédios do campus-sede, mas há a perspectiva de instalação de uma sala fixa para funcionamento de um posto de testagem e aconselhamento.

Relacionadas

Acadêmicos de Odontologia da Unimontes realizam ações lúdicas de educação bucal na pediatria do HUCF
Acadêmicos de Psicologia da Unimontes participam de roda de conversa sobre direitos humanos
Hospital da Unimontes adere ao Setembro Verde
Nestlê Health Science realiza curso de imunonutrição no Hospital da Unimontes
Projeto “Brincando com as Letras” leva literatura e humanização para o HU-Unimontes
Editora Unimontes entrega 326 exemplares da obra-prima de Hermes de Paula a escolas municipais e estaduais