Nesta sexta-feira (05/05), às 20 horas, os moradores do distrito de Curimataí, no município de Buenópolis, no Norte de Minas, serão contemplados com um espetáculo musical na Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Haverá uma apresentação especial do Grupo Lirais – Cantores Líricos das Gerais, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O espetáculo marca o ponto de partida do projeto “Concerto Outras Igrejas de Minas”, ação de extensão da Unimontes, com a participação do grupo do Projeto CEM (Curso de Extensão em Música) da universidade. A iniciativa conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da instituição.

O concerto é idealizado e coordenado pela professora Maristela Cardoso da Mata, do curso de Artes/Música da Unimontes, solista e regente do Grupo Lirais. O espetáculo conta com acompanhamento instrumental do pianista e tecladista Carmerindo Miranda, também professor do curso de Artes/Música da Unimontes.

A professora Maristela Cardoso explica que o Projeto “Outras Igrejas de Minas” visa valorizar os lugares que tiveram participação comprovada na história da “Minas Colonial”, por intermédio da arquitetura de suas igrejas e outras construções antigas. “São locais que não tiveram a sua devida importância reconhecida, como os exemplos de Sabará, Mariana, Ouro Preto, São João Del e Diamantina”, afirma Maristela Cardoso.

Ela informa que o concerto será levado também a outras cidades norte-mineiras que contam com igrejas históricas, como Matias Cardoso (Matriz de Nossa Senhora da Conceição), Itacambira e Grão Mogol (Matriz de Santo Antônio).

Conforme a regente, solista e coordenadora do projeto, durante o espetáculo em Curimataí, haverá a apresentação de canções brasileiras e infantis, além de músicas indígenas e africanas. “Em outro momento, serão cantadas canções religiosas em homenagem às mães e ao mês de Maria”, informa a Maristela Cardoso.

“Curimataí é uma vila linda e acolhedora. Com sua vida pacata e simples, carrega em sua história acontecimentos importantes da época da colonização. Cantar na igreja Nossa Senhora da Conceição traz esse clima de reconectar com nossa história ancestral”, avalia a professora da Unimontes.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025