Oferecer às portadoras do câncer de mama melhor qualidade de vida, elevando a autoestima e o ânimo no enfrentamento da doença. Este é o objetivo do projeto de extensão “Vida Presente”, desenvolvido pelo departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e que está comemorando seis anos de existência.
São assistidas 45 mulheres dos diversos níveis de tratamento oncológico. As atividades acontecem duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras (das 9 às 10 horas), no Serviço Social do Comércio, que também é parceiro. As atividades comemorativas dos seis anos estão marcadas para o próximo dia 16, no próprio SESC.
As mulheres diagnosticadas com o câncer de mama participam de atividades físicas e de reabilitação, recreação, dança e brincadeiras, além de práticas religiosas. “Tudo é pautado no companheirismo, na amizade e na luta pela vida”, afirma a professora Claudiana Donato Bauman, coordenadora do projeto “Vida Presente”.
ESTÍMULO
Ela ressalta que as atividades realizadas nos encontros possibilitam a melhoria no estado psicológico geral das participantes. “As mulheres são estimuladas diariamente a estar atentas a assuntos que abordam sua qualidade de vida e não a doença. Os encontros são de suma importância, pois a troca de informações auxilia na superação das dificuldades e promove o bem estar, reforçando a fé e a alegria de viver”, observa.
A coordenadora destaca o apoio da diretora do SESC, Ruth Proença Almeida, que disponibiliza todo o material necessário para o desenvolvimento das atividades. Ressalta também o empenho de toda equipe envolvida no projeto, especialmente dos professores do departamento de Educação Física.
Os exercícios físicos são orientados pelos professores Milton Chaves e pela própria Claudiana. O professor José Roberto Lopes de Sales ministra danças folclóricas. É feito acompanhamento fisioterapêutico e endocrinológico pelas professoras Alessandra Ribeiro (departamento de Educação Física) e Daniela Mourão (departamento de Clínica Médica). Além disso, as mulheres recebem orientação sobre os direitos de pacientes oncológicos, dentro do projeto “Direito e Cidadania”, coordenado pela professora Fernanda Veloso Lana, do curso de Direito da Unimontes.