Acadêmicos do 4º período do curso de História e do 6º período da graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizam semestralmente aulas práticas sobre a História do município. As atividades são realizadas in loco nos espaços onde foram registrados os principais fatos que construíram a cidade. São feitas observações, análises técnicas e estudos científicos em locais como construções históricas, praças, vias públicas e monumentos. Dando continuidade às ações, na manhã desta quinta-feira (07/05), haverá a visita dos alunos aos espaços públicos e construções históricas.

O projeto “Cidade Invisível” é de autoria do professor Jânio Marques Dias, responsável pelas disciplinas “História de Minas” e “História Social”. Ele explica que a ação é realizada há quatro anos com visitas periódicas em diferentes espaços de Montes Claros. “A proposta é mostrar para o aluno que a História está viva e presente no cotidiano local. E no caso de Montes Claros, os monumentos e as construções históricas estão escondidos por trás de ações publicitárias e comerciais impedindo que a memória da cidade não seja amplamente conhecida e divulgada”, pontuou o historiador.

Conecte-se à Unimontes nas mídias sociais

O projeto não se limita à análise dos espaços. A atividade também inclui uma efetiva contribuição ao município que pode utilizar o estudo acadêmico como ferramenta de valorização no resgate histórico. Durante as visitas, os alunos realizam o registro fotográfico e catalográfico dos espaços e das mudanças no aspecto urbanístico do município.

CidadeInvisível1“A partir dessas observações, a Universidade colabora com estudos específicos para preservação da história local. Temos exemplos de trabalhos de conclusão de curso altamente relevantes com referência à Igreja dos Morrinhos, ao antigo cemitério da cidade, história dos personagens que atualmente são nomes de ruas e avenidas de Montes Claros, o que permite ao pesquisador aprofundar conscientemente sobre seu objeto de pesquisa e, consequentemente, conheça de fato a história da cidade”, finalizou o professor Jânio Marques.

Nesta quinta-feira, a partir das 7h30, na Praça Raul Soares – “da Estação” – centro de Montes Claros –, alunos do 4º período do curso de História iniciam mais uma etapa do projeto “Cidade Invisível”. Eles irão percorrer diversos espaços da cidade finalizando a atividade no centro histórico de Montes Claros com visita ao antigo Casarão da Fafil que atualmente sedia o Museu Regional do Norte de Minas, implantado e administrado pela Unimontes.

Projeto: “Cidade Invisível”
Data: quinta-feira (7/5)
Horário: 7h30
Local: Praça da Estação, com roteiro pelo centro da cidade até o Museu Regional do Norte de Minas