Fruto de parceria entre o Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Grupo Hospitalar Conceição e a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), o projeto “Caminhos do Cuidado” oferece cursos de capacitação em saúde para agentes comunitários de todo o País. Em Minas Gerais, a iniciativa é coordenada conjuntamente pela Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG).

O trabalho consiste na formação de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da Saúde da Família – saúde mental com ênfase em crack, álcool e outras drogas. Uma vez capacitados, os profissionais ajudam a melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), a Comissão Permanente de Integração Ensino Serviço Estadual (CIES) e o Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS) também são parceiros na oferta do projeto.

ABRANGÊNCIA

A Unimontes é responsável pela capacitação dos profissionais em saúde na sua área de abrangência: regiões ampliadas de saúde do Noroeste, Norte, Nordeste e Vale do Jequitinhonha. As atividades iniciam no próximo dia 21, com aula inaugural simultânea para Patos de Minas, Pedra Azul e Montes Claros – por videoconferência.

Os cursos de capacitação para agentes comunitários de saúde estão distribuídos em 293 municípios integrantes dessas Regiões Ampliadas de Saúde. De acordo com o coordenador do projeto pela Unimontes, professor Leonardo Félix de Oliveira, são 350 turmas para os cursos.

Além dos agentes comunitários, o projeto abrange também um auxiliar ou técnico em enfermagem por cada equipe de Saúde da Família. Assim, serão ao todo 14 mil profissionais que receberão informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas.

“Nas cidades de Patos de Minas (40 alunos), Pedra Azul (40 alunos) e Montes Claros (80 alunos divididos em duas turmas) teremos os cursos de capacitação com duração de dois meses. Para o restante do Estado, os trabalhos acontecerão até o dia 31 de dezembro deste ano, conforme o cronograma”, informou o coordenador.

SERVIÇO
Projeto: Caminhos do Cuidado
Atividade: Aula Inaugural
Data: 21/03
Horário: 14h
Local: Auditório do CCBS (prédio 6)- Campus-sede da Unimontes

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia