Trabalho pioneiro de pesquisa, com o objetivo de detectar as formas de manejo e de exposição de animais, é desenvolvido pela Universidade Estadual de Montes Claros durante a 31ª Exposição Agropecuária de Janaúba, no Norte de Minas – Expôjanaúba. Professores e estudantes dos cursos de graduação e do mestrado em Zootecnia são responsáveis pelas atividades, iniciadas no último dia 1º e que se estendem até o próximo domingo (10/06).

Sob a coordenação da professora Cinara da Cunha Siqueira Carvalho, autora do projeto de pesquisa, os estudantes observam in loco as condições de bem-estar dos animais e dos trabalhadores. Ela salienta que a forma como os animais são manejados é o parâmetro de maior preocupação, a partir de duas vertentes existentes no sistema de criação.

A primeira é composta pelos defensores dos direitos dos animais. A segunda, formada por um grupo que adota o manejo baseado no princípio de que se o animal não é exposto a condições de estresse, ele se alimenta melhor, ganha peso e a carne mantém o aspecto adequado para comercialização, o que aumenta o chamado tempo de prateleira. “Consequentemente, esses benefícios são revertidos em maiores lucros para o criador”, frisa a coordenadora.

Durante o trabalho na Expôjanaúba, os acadêmicos e mestrandos analisam a adoção de práticas de manejo racional ou se os animais são expostos a condições de estresse – gritos, choques, dentre outras ações que levam os animais ao sofrimento. Verificam, também, o local e as condições de alojamento, além da disponibilidade de água e alimento e condições de conforto térmico.

QUESTIONÁRIOS

Associado às observações, os alunos aplicam um questionário junto aos fazendeiros-criadores, tratadores e visitantes da feira para verificar o nível de percepção que essas pessoas possuem em relação à adoção das práticas de bem-estar animal ou manejo racional. Analisam, ainda, as condições de bem-estar dos tratadores. Estão sendo avaliadas as acomodações, acessibilidade ao banheiro e alimentação.

De posse dessas informações, o grupo de ambiência e bem-estar animal do curso de graduação em Zootecnia da Unimontes espera obter um panorama real da percepção que a população, tratadores e fazendeiros possuem com relação às condições de bem-estar dos animais e trabalhadores. Assim, os acadêmicos podem sugerir modificações visando o aperfeiçoamento da Expôjanaúba, a fim de atender às novas exigências do mercado. Com a projeção de vendas em torno de 12 mil animais, a Exposição de Janaúba deverá fechar negócios da ordem de R$ 13 a R$ 15 milhões.