Primeiras sessões do projeto “Comunicação a Várias Vozes” Foto: Ana Maria Barbosa)

A divulgação dos temas relevantes e emergentes na produção científica da área de Ciências Humanas, no âmbito da Unimontes, será ampliada com eventos regulares também nos campi avançados do Norte de Minas, Noroeste, Vale do Jequitinhonha e Centro do Estado. Esta foi uma das metas estabelecidas ao final do primeiro dia de sessões do projeto “Comunicação a Várias Vozes”, aberto nesta semana (24/9), com a edição piloto no campus-sede.

Ainda em Montes Claros, conforme os organizadores, o evento terá mais três edições em 2019, sempre na última terça-feira de outubro e novembro e, em dezembro, na primeira semana diante do recesso letivo no restante do mês.

A professora doutora Jussara Maria de Carvalho Guimarães é a coordenadora geral e explica que o planejamento passa pelo incentivo aos grupos de pesquisa constituídos e aos próprios alunos com os trabalhos de conclusão de curso (TCCs) e da pós-graduação com dissertações e teses para que estes estudos tenham maior visibilidade e maior alcance na própria comunidade acadêmica.

“Ampliar aos demais campi contribuirá na promoção do intercâmbio entre pesquisadores e profissionais das diversas atividades científicas que envolvem a área das Ciências Humanas”, completou a professora. As primeiras sessões atenderam aos cursos ministrados ao longo dos turnos matutino, vespertino e noturno, com coordenação conjunta da diretoria do Centro de Ciências Humanas, professora Mariléia de Souza, com o apoio dos respectivos departamentos e coordenações de graduação e de pós-graduação.

Evento prossegue nos próximos três meses, com inscrições abertas

TEMAS

As explanadoras foram as professoras Carla Cristina Barbosa, com abordagem sobre o “Mapeamento Cultural do Norte de Minas”; professora Tida Carvalho e acadêmica Igara Pereira Borges com “Entre o clássico e o contemporâneo, navegar é preciso. O status pós-colonial de Omeros, de Derek Walcott, por mares nunca dantes navegados”; e acadêmica Júlia Gomes Zuba, com o estudo sobre “o Processo de Feminilização da AIDS, uma proposta de pesquisa e intervenção no município de Montes Claros”.

LINK – Programação para os próximos meses

“Auto Barca do Inferno”, de Gil Vicente, encenado pelos alunos do curso de Letras/Português

Outra atração foi o trabalho dos acadêmicos do 3º período do curso de Letras/Português, sob coordenação da professora Tida Carvalho, com a encenação do texto “Auto da Barca do Inferno”, do escritor português Gil Vicente, que retrata tipos sociais e a crítica sobre a hipocrisia nos costumes da sociedade.

As inscrições para as próximas sessões já estão abertas, pelo e-mail agendaeventoscch@gmail.com. Cada professor terá 30 minutos para apresentação. Como convidados, docentes e alunos de outros centros de ensino da Unimontes ou mesmo de outras instituições poderão participar do evento. Há emissão de certificados.

CRONOGRAMA – As sessões serão sempre às 10 horas, 16 horas e às 19 horas, nos seguintes dias: outubro – 29/10; novembro – 26/11; e dezembro – 11/12.

Relacionadas

Unimontes investe em conectividade e oferece Office 365 gratuito à comunidade acadêmica
Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro
Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024