Primeiras sessões do projeto “Comunicação a Várias Vozes” Foto: Ana Maria Barbosa)

A divulgação dos temas relevantes e emergentes na produção científica da área de Ciências Humanas, no âmbito da Unimontes, será ampliada com eventos regulares também nos campi avançados do Norte de Minas, Noroeste, Vale do Jequitinhonha e Centro do Estado. Esta foi uma das metas estabelecidas ao final do primeiro dia de sessões do projeto “Comunicação a Várias Vozes”, aberto nesta semana (24/9), com a edição piloto no campus-sede.

Ainda em Montes Claros, conforme os organizadores, o evento terá mais três edições em 2019, sempre na última terça-feira de outubro e novembro e, em dezembro, na primeira semana diante do recesso letivo no restante do mês.

A professora doutora Jussara Maria de Carvalho Guimarães é a coordenadora geral e explica que o planejamento passa pelo incentivo aos grupos de pesquisa constituídos e aos próprios alunos com os trabalhos de conclusão de curso (TCCs) e da pós-graduação com dissertações e teses para que estes estudos tenham maior visibilidade e maior alcance na própria comunidade acadêmica.

“Ampliar aos demais campi contribuirá na promoção do intercâmbio entre pesquisadores e profissionais das diversas atividades científicas que envolvem a área das Ciências Humanas”, completou a professora. As primeiras sessões atenderam aos cursos ministrados ao longo dos turnos matutino, vespertino e noturno, com coordenação conjunta da diretoria do Centro de Ciências Humanas, professora Mariléia de Souza, com o apoio dos respectivos departamentos e coordenações de graduação e de pós-graduação.

Evento prossegue nos próximos três meses, com inscrições abertas

TEMAS

As explanadoras foram as professoras Carla Cristina Barbosa, com abordagem sobre o “Mapeamento Cultural do Norte de Minas”; professora Tida Carvalho e acadêmica Igara Pereira Borges com “Entre o clássico e o contemporâneo, navegar é preciso. O status pós-colonial de Omeros, de Derek Walcott, por mares nunca dantes navegados”; e acadêmica Júlia Gomes Zuba, com o estudo sobre “o Processo de Feminilização da AIDS, uma proposta de pesquisa e intervenção no município de Montes Claros”.

LINK – Programação para os próximos meses

“Auto Barca do Inferno”, de Gil Vicente, encenado pelos alunos do curso de Letras/Português

Outra atração foi o trabalho dos acadêmicos do 3º período do curso de Letras/Português, sob coordenação da professora Tida Carvalho, com a encenação do texto “Auto da Barca do Inferno”, do escritor português Gil Vicente, que retrata tipos sociais e a crítica sobre a hipocrisia nos costumes da sociedade.

As inscrições para as próximas sessões já estão abertas, pelo e-mail agendaeventoscch@gmail.com. Cada professor terá 30 minutos para apresentação. Como convidados, docentes e alunos de outros centros de ensino da Unimontes ou mesmo de outras instituições poderão participar do evento. Há emissão de certificados.

CRONOGRAMA – As sessões serão sempre às 10 horas, 16 horas e às 19 horas, nos seguintes dias: outubro – 29/10; novembro – 26/11; e dezembro – 11/12.

Relacionadas

Chamada da Fapemig prevê 30 milhões para propostas de Unimontes e Uemg
CEPT Unimontes prorroga inscrições até 18 de fevereiro para cursos Pronatec
Macacos de Minas Gerais atingem estágio de evolução da pedra lascada
Unimontes divulga lista de segunda chamada do SISU
Unimontes recebe ônibus e Fiat Fiorino doados pela Receita Federal
Mulheres em Destaque na Ciência 2025 – Inscrições terminam nesta sexta-feira, dia 14