O resgate e a valorização da cultura regional no reconhecimento à importância das manifestações populares. Esta é a proposta do “A gosto da Unimontes”, projeto de extensão da Universidade Estadual de Montes Claros. Com a iniciativa, os visitantes e participantes das tradicionais Festas de Agosto de Montes Claros têm a oportunidade de assistir a uma série de apresentações artísticas, oficinas e exposições culturais, que acontecem no Casarão da Fafil (futura sede do Museu Regional do Norte de Minas).

O evento foi aberto oficialmente nessa quarta-feira (14/08), com a participação de professores, alunos, representantes da comunidade artística e convidados. Ao presidir a solenidade, o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, destacou que a Universidade “é resultado do trabalho das pessoas”. Nesse sentido, disse, a instituição valoriza e incentiva a cultura e as manifestações populares como as tradicionais Festas de Agosto.

nucleodeopera destaque

Núcleo de Ópera da Unimontes

“Neste período – quando Montes Claros promove as Festas de Agosto –, é o momento de nos curvamos diante da nossa história e da nossa cultura. A partir de manifestações genuínas como as Festas de Agosto que construímos a concepção da sociedade e da nossa cidade. A universidade está inserida nesse processo”, disse o reitor. “Rendemos nossas homenagens aos homens do passado e todos aqueles que fazem a cultura na atualidade, pensando também nas gerações futuras”, afirmou João Canela.

A pró-reitora de Extensão, professora Marina Ribeiro Queiroz, salientou que o projeto “A gosto da Unimontes”, cuja primeira edição aconteceu em 2011, surgiu de iniciativa do próprio reitor de abrir o Casarão da Fafil para a comunidade ainda no período de instalação do Museu Regional do Norte de Minas. A proposta foi ampliada com a integração entre a comunidade acadêmica e todos os participantes das Festas de Agosto de Montes Claros para valorizar os festejos e as tradições regionais.

Na oportunidade, a presidente da Academia Montesclarense de Letras, Yvonne Silveira, destacou a importância das Festas de Agosto e do Casarão da Fafil. “Na minha infância e na adolescência, estudei nesse casarão, que guarda a história de Montes Claros”, afirmou Yvonne Silveira, que também é professora emérita da Unimontes. Entre outras autoridades e convidados, participaram da cerimônia o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Montes Claros, Gilberto Eleutério; e a coordenadora regional da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Maria Isabel de Moraes, juntamente com integrantes da gestão superior da Unimontes, chefes de departamentos e coordenadores de cursos.

Apresentações

expoanimais destaque

Exposição de animais empalhados que foram citados por Guimarães Rosa

Logo após a solenidade de abertura, realizada no pátio interno do casarão, foi iniciada a programação artística. Aconteceram apresentações do Núcleo de Ópera da Unimontes e o espetáculo “Contação de Histórias”, pelo Grupo Teatro Universitário. Na sequência, subiu ao palco o Grupo de Danças Saruê, criado no âmbito do curso de Educação Física e, atualmente, institucionalizado como projeto de extensão da universidade.

O projeto A gosto da Unimontes prossegue até 21 de agosto. Os visitantes podem conferir também a exposição temática “Pelo Sertão Rosiano”, desenvolvida pelo grupo de pesquisa “No nada”, do Mestrado em Estudos Literários – inclusive com mostra organizada pelo biotério da Unimontes com animais empalhados que são típicos das regiões citadas por Guimarães Rosa na obra Grande Sertão: veredas.

Outra atração está na mostra de fotografias “Montes Claros em Festa”, iniciativa da Diretoria de Documentação e Informação (DDI), organizada pelos professores Marta Verônica Vasconcelos Leite, Silvana Lunardi, Marcus Martins e Luiz Fernando Reis. A exposição é composta de painéis com fotos antigas de Montes Claros e de eventos institucionais. Conta também com uma mostra de livros e coleções produzidas pela Editora Unimontes.

Serviço:
Evento: A gosto da Unimontes