Integrar a universidade às Festas de Agosto, manifestações culturais centenárias do povo de Montes Claros. Este é o objetivo do Projeto “A Gosto da Unimontes”, desenvolvido pela Universidade Estadual de Montes Claros. As atividades vão acontecer no antigo casarão da Fafil, no centro histórico da cidade, entre os dias 14 e 19 de agosto, coincidindo com o mesmo período das festas folclóricas, que têm como principais figurantes os grupos de catopês, marujos e caboclinhos.

Neste ano, será realizada a segunda edição do projeto, que faz parte das comemorações dos 50 anos da Unimontes. Coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão, por intermédio da Coordenadoria de Extensão Cultural, o projeto “A Gosto da Unimontes” visa a criação de um espaço artístico, cultural e literário aberto à comunidade em geral, com entrada gratuita.

A proposta é de oportunizar o resgate dos valores e da riqueza da cultura produzida na cidade, na região e na própria universidade. Outra meta é contribuir para a preservação da cultura e divulgação da diversidade sociocultural existente no Norte de Minas.

Estão previstas apresentações artísticas noturnas com os grupos Seresta Vozes de Prata, Companhia de Danças Folclóricas Saruê, Acadêmicos do Samba, Camerata de Violões, Compassos, Núcleo de Ópera e do Curso de Extensão em Música (CEM). O público poderá conferir no antigo Casarão da Fafil a exposição “Trem da História”, que reúne fotos de acontecimentos marcantes da Universidade Estadual de Montes Claros ao longo dos seus 50 anos de existência, desde o período da criação da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), na década de 1960.

Também haverá exposições dos programas “Conexões Visuais” e “Integrarte”, além de figurinos do Grupo de Danças Folclóricas Saruê. Estão previstas ainda oficinas de artes visuais, música e teatro e palestras com temas variados.

REINADO – Fazendo parte das comemorações do cinqüentenário da Unimontes, dentro da proposta de integração com as manifestações folclóricas da comunidade, neste ano, a Universidade Estadual de Montes Claros vai participar diretamente das “Festas de Agosto”. O Reinado de Nossa Senhora do Rosário terá a participação de filhos de servidores da Universidade, com a escolha do “rei” e “rainha” feita através de sorteio.

A Unimontes será a “festeira” de Nossa Senhora do Rosário, envolvendo na manifestação toda a comunidade acadêmica – professores, alunos e servidores técnico-administrativos, bem como seus familiares. O Reinado de Nossa Senhora do Rosário acontecerá na manhã do dia 16 de agosto, com a saída de frente ao Automóvel Clube (Praça Doutor João Alves) em direção à Igrejinha do Rosário (centro de Montes Claros).