Os programas e projetos implementados pela Universidade Estadual de Montes Claros, bem como os desafios da instituição, foram debatidos na manhã desta sexta-feira (15/03), durante a visita do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, ao campus-sede. Ele foi recebido pelo reitor João dos Reis Canela, em encontro que reuniu, também, a equipe de pró-reitores e integrantes da gestão superior.
Foram discutidas as ações da Unimontes nas áreas do ensino, pesquisa, extensão e da prestação de serviços no campus-sede e nos seus campi instalados no Norte e Noroeste de Minas e no Vale do Jequitinhonha. Também foram abordadas demandas dos diversos setores da instituição no sentido de aprimorar as suas atividades.
Consolidação das universidades
“A meta do Governo de Minas é definir estratégias para a consolidação da Unimontes e da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), para que as duas instituições de Ensino Superior possam ampliar suas ações”, afirmou o secretário da Sectes. Ele ressaltou a relevância do encontro e destacou o trabalho da Universidade Estadual de Montes Claros.
“A Unimontes é a âncora do progresso regional. Trata-se de uma instituição que se sente confortada para o chamamento e a convocação do Governo do Estado para implementar ações e projetos voltados para o desenvolvimento de Minas Gerais”, disse Nárcio Rodrigues.
Participaram da reunião os pró-reitores de Ensino (João Felício Rodrigues Neto), Pós-Graduação (Hercílio Martelli Junior), Extensão (Marina Ribeiro Queiroz) e Planejamento, Gestão e Finanças (Juventino Ruas Abreu Junior), juntamente com o diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Alisson Danilo Dantas Silva; e o superintendente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), Wilson Atair Ramos. Juntos, discutiram os projetos implementados em parceria com o Governo de Minas.
“O encontro foi altamente proveitoso, permitindo o alinhamento das ações da universidade com as metas e estratégias do Governo do Estado voltadas para a promoção do desenvolvimento e para a melhoria da qualidade de vida nas regiões onde a instituição está inserida”, afirmou o reitor João Canela.
Uaitec – Após a reunião, o secretário e o reitor seguiram viagem para Brasília de Minas-MG, no Norte de Minas, para a inauguração da primeira unidade do Estado do programa Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec). O polo oferece neste primeiro momento o curso de Português Instrumental ministrado pela equipe do Centro de Educação a Distância da Unimontes (CEAD).