A comunidade de Salinas, no Norte de Minas, participa de uma série de atividades alusivas às comemorações oficiais naquele município pelos 50 anos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A programação teve início na última segunda-feira (10/9), associada, também, à 1ª Semana da Contabilidade e ao 10º aniversário de criação do campus local.

As atividades prosseguem até a próxima sexta-feira (14), com o lançamento de selo postal pelos Correios e homenagem da Câmara Municipal à Unimontes. O reitor João dos Reis Canela presidirá o evento, com a participação da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, pró-reitores e representantes da gestão superior.

HISTÓRICO – A Unimontes iniciou suas atividades no município de Salinas em 2002, com o curso de Zootecnia, que funcionou pelos quatro anos seguintes na sede da Escola Agrotécnica Federal. Em 2006, diante da estrutura já disponibilizada para o curso de Agronomia em Janaúba, o curso de Zootecnia foi transferido para o campus para esse município.

Há seis anos, a Unimontes ministra em sua sede em Salinas o curso de Ciências Contábeis, primeiro bacharelado da área de Ciências Sociais Aplicadas a ser oferecido fora do campus-sede. Atualmente, conta com 98 alunos matriculados.

SOLIDARIEDADE

As comemorações que envolvem à comunidade foram iniciadas na segunda-feira, com visita dos alunos do 2º período do curso de Ciências Contábeis aos internos do Asilo Santa Clara, e a realização de palestras com os especialistas sobre “Responsabilidade Civil”, “Investimentos do Brasil” e “Mercado Financeiro”. Nesta quarta-feira, às 19 horas, acontece o Torneio de Integração entre acadêmicos e professores.

VEJA A PROGRAMAÇÃO

Nesta quinta-feira (13), de 7 às 17 horas, com a participação de 21 acadêmicos do campus-sede e outros 40 do campus Salinas, terá início as ações do projeto “UnirMontes” na Escola Municipal Francisco Pereira da Silva, na comunidade de Veredas, com uma série de ações: medição de massa corpórea, oficinas pedagógicas, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, consultas e orientações sobre Justiça e Previdência Social, ruas de lazer, assistência social e palestras sobre “Alcoolismo”, “Educação e Violência Sexual” e “Motivacional – Oito Jeitos de Melhorar o Mundo”.

Na sexta-feira (14), com o apoio de escolas públicas estaduais e municipais, os trabalhos nas mesmas áreas serão realizados na praça Doutor Morais, de 8 às 16 horas. Haverá, ainda, palestras sobre higiene bucal com a distribuição de kits doados pelo Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) e shows musicais.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia