Com o tema principal “Era uma vez… Contos, Fábulas e Lendas Populares”, a Universidade Estadual de Montes Claros promove a partir desta segunda-feira (16/04), a XI Semana do Livro Infantil. A iniciativa é coordenada pela Diretoria da Biblioteca Universitária, com programação até o dia 20 de abril. As atividades acontecem na Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, no campus-sede. Destaque para a participação de acadêmicos de cursos de Licenciatura.
A solenidade oficial de abertura acontecerá na próxima terça-feira (17/04), às 15h30, com a participação do reitor João dos Reis Canela e da vice-reitora, professora Maria Ivete Soares de Almeida. Na sequência, apresentação “Bonecos Folclóricos” pelo professor Elton José de Lourdes e acadêmicos do curso de Letras/Espanhol, e visitação de alunos de diversas escolas da cidade.
PAIS DA LITERATURA INFANTIL
Uma das atrações da Semana do Livro Infantil é a exposição de obras dos escritores Monteiro Lobato e Hans Christian Andersen, considerados os “pais” da literatura infantil e que serão homenageados durante o evento. Dentre outras obras clássicas, Lobato assina “O Sítio do Picapau Amarelo”, enquanto o dinamarquês Andersen escreveu clássicos como “Pequena Sereia”, “Patinho Feio” e “Soldadinho de Chumbo”, dentre outros.
A mostra poderá ser conferida no hall da biblioteca, no horário de 8 às 22 horas. Haverá também palestras literárias e outras atividades educativas e culturais em parceria com os cursos de graduação de Letras, História e Artes, visando estimular na criança o interesse pela leitura.
A diretora da Biblioteca Universitária – e coordenadora das atividades –, Roseli Aparecida Messias Garcia, destaca que a Semana no Livro Infantil já está em sua 11ª edição e tem como objetivo principal mostrar as histórias literárias (tanto as antigas como as novas) e apresentar gêneros e autores variados, além de trabalhar com alunos dos cursos de graduação de Letras, História e Artes. Está prevista a apresentação de contos, fábulas e lendas de autores consagrados escrito para crianças, jovens e adultos.