Com programação especial, os campi da Universidade Estadual de Montes Claros no Norte, Noroeste e Vale do Jequitinhonha comemoraram os 49 anos da presença do ensino superior na região,   com a realização de cultos ecumênicos e diversas atividades. A comemoração acontece neste mês, tendo em vista que,  em 24 de maio de 1962, foi criada a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), transformada na Unimontes, por intermédio da Constituição Mineira de 1989.

“Essa comemoração é fruto da ação de visionários que, no início da década de 60, conseguiram entender e colocar em prática que o crescimento de uma sociedade acontece através da educação”, ressalta o reitor João dos Reis Canela. Ele destacou que, em virtude dessa ação pioneira no Norte de Minas, é que hoje a Unimontes contabiliza mais de 43 mil profissionais graduados, uma vasta folha de serviços prestados a sociedade, não só por intermédio do ensino, mas também nas áreas de pesquisa e extensão. “Esse resultado só é possível graças à determinação, vontade e perseverança de professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos, além do apoio da sociedade e das autoridades”, pontua.

A abertura das comemorações ocorreu  terça-feira (24/05),  com um culto ecumênico no campus-sede em Montes Claros. Idêntica atividade foi realizada nos campi de Almenara, Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí.

Programação especial

Programação especial

 

 

 

 

 

Programação especial

Programação especial

Campi de Janaúba, Pirapora, São Francisco, Januária e Salinas, respectivamente (Divulgação)

  A Unimontes conta com 1.358 professores. Cerca de 40% deles são mestres e doutores. A perspectiva é de aumentar esse percentual, tendo em vista os investimentos feitos na capacitação docente e na melhoria da qualidade do ensino.  Atualmente,  288 professores estão em processo de titulação (148 mestrandos e 140 doutorandos).

A vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida observa que as comemorações representam a oportunidade para valorizar o trabalho dos construtores da história da FUNM e da Unimontes ao longo dos anos. “A nossa universidade é o resultado do esforço coletivo em prol da melhoria das condições de vida da sociedade, através da ferramenta mais poderosa de transformação, que é a educação”, concluiu a vice-reitora.

Confira fotos das comemorações nos Campi.

 

 

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia