Nesta segunda-feira (20/11) é comemorado o Dia da Consciência Negra.  A data será celebrada em Montes Claros com diversas apresentações artísticas com a temática “Consciência Negra – Expressão da Cultura Racional na década do Afrodescendente”.  A iniciativa é da Coordenadoria das Políticas de Promoção à Igualdade Racial, da Prefeitura de Montes Claros, em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio do Núcleo de Estudos Afro – Brasileiros (NEAB). 

Conforme Rodrigo Lucas Ferreira de Souza, da Coordenadoria das Politicas de Promoção à Igualdade Racial do Município, o objetivo é a conscientização sobre a cultura afro e o fortalecimento da luta contra o racismo e a intolerância religiosa.  As atividades contam com o apoio do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). 

PROGRAMAÇÃO 

Aberta ao público, gratuitamente, a programação será iniciada às 19h30min, no Solar dos Sertões – Praça da Matriz- (centro de Montes Claros). Haverá  apresentações da cantora Amanda Souza e da dupla Fabiana e Bruno, com canções que abordam a questão afro.  Estáo previstas apresentações do grupo de danças parafolclóricas Saruê (da Unimontes) e de grupo de capoeira, além de representação de religiões de matriz africana. 

Na terça-feira (21/11), às 19h30min, no Centro Cultural Hermes de Paula, será realizado o Cinema Comentado, com a exibição do filme “A Negação do Brasil: o negro na telenovela brasileira”, de Joel Zito Araújo.  A produção será comentada pela professora Maria Railma Alves, do Departamento de Politica e Ciências Sociais da Unimontes. 

Está marcada para sexta-feira (24/11), às 8 horas, a certificação da primeira comunidade reconhecida como remanescente de quilombos no município de Montes Claros, formada por 60 famílias da localidade de Monte Alto. A comunidade fica localizada na zona rural do município, na Estrada da Produção.

No sábado (25/11), haverá uma grande mobilização pela consciência negra, com a realização da II Marcha contra o Racismo e a Intolerância Religiosa. A concentração acontecerá na praça da Catedral, de onde sairá à marcha, ás 8h30min, em direção à praça da Matriz. A marcha é organizada pelo NEAB/Unimontes.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia