A Universidade Estadual de Montes Claros, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PrEx), realizará, entre quinta-feira e sábado desta semana (25 a 27/09), o III Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes, que traz como tema central “Qualidade de vida e bem-estar: conectando pessoas, grupos e comunidades”.
Testagem rápida
Dentro da vasta programação do evento será realizada, na sexta-feira (26/09), das 08h às 12h e das 14h às 18h, no Espaço do Livro e da Leitura, situado entre os centros de Ciências Humanas (CCH) e Sociais Aplicadas (CCSA), no campus-sede, ação especial de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C, com aconselhamento pré e pós-teste. A iniciativa faz parte do projeto “Promoção da Saúde Sexual de Estudantes Universitários”, desenvolvido pelo Departamento de Enfermangem da Unimontes, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
O projeto visa facilitar acesso dos acadêmicos à testagem rápida e, assim, promover o diagnóstico precoce das infecções sexualmente transmissíveis (IST), o encaminhamento para tratamento e, consequentemente, a interrupção da cadeia de transmissão dessas doenças.
Objetivos
A ação de testagem tem como objetivos incentivar e oferecer testagem rápida gratuita para estudantes da Unimontes; encaminhar para tratamento os estudantes com diagnóstico ou suspeita de IST; garantir sigilo e privacidade em todas as etapas do atendimento; e contribuir para conhecer o perfil epidemiológico da comunidade universitária e estimar a prevalência de HIV, sífilis e hepatites B e C.
Para isso, será instalado no Espaço do Livro e da Leitura posto de atendimento, onde atuarão profissionais da saúde, integrantes da equipe do projeto, capacitados e certificados para a realização dos testes rápidos, entrega dos resultados e encaminhamento dos casos. Estão assegurados privacidade e o sigilo dos participantes.
Público-alvo – Congresso Internacional
O Congresso Internacional, que ocorrerá no campus-sede, terá a presença de 44 pesquisadores e profissionais, brasileiros e estrangeiros oriundos de vários países como Espanha, Colômbia, França, Chile e Argentina. Os últimos lotes de inscrição seguem abertos até 24 de setembro.
O público-alvo são graduandos, pós-graduandos, graduandos com iniciação científica voluntária, estudantes classificados no Programa Estadual de Assistência Estudantil (PEAES), bolsistas de apoio técnico, professores, servidores técnico-administrativos, da Unimontes e de outras instituições, estudantes do ensino básico e técnico, professores da Educação Básica, de escolas técnicas e institutos federais e demais profissionais. Eles devem se inscrever pelo link https://congresso.unimontes.br/inscrever.
Pesquisa e inovação
A iniciativa visa ampliar a divulgação de pesquisas e inovação, além de oferecer palestras, mesas-redondas, sessões de pôsteres e apresentações de trabalhos científicos dentro do campo da educação e da inovação. Na programação ainda constam 57 oficinas/minicursos. Os interessados devem se inscrever pelo link https://congresso.unimontes.br/atividades.
O evento vai privilegiar discussões, pesquisas e estudos com ênfase nas relações interpessoais, nos estudos recentes e nas iniciativas bem-sucedidas que favoreçam pensar a esfera acadêmica sob a perspectiva holística, em que as potencialidades humanas estejam alicerçadas às competências técnicas e científicas.
Trata-se, na verdade, de um convite ao engajamento para a construção de uma sociedade que cuida, preserva e se preocupa com a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas.
O III Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes tem como patrocinadores Governo de Minas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mais informações no site https://congresso.unimontes.br/.




