O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dois Reis Canela, recebeu na tarde desta terça-feira (27/11), a visita de cortesia dos oficiais da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) Tadeu de Lery e Alessandra Castro. Eles integram a equipe da superintendência da ABIN em Minas Gerais e estão no campus-sede da Unimontes para apresentar detalhes sobre o Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível (PNPC).

“Este contato mais próximo com as instituições surge como motivação e sensibilização dos pesquisadores sobre a necessidade de proteger o conhecimento”, explicou Tadeu. O conhecimento sensível é definido como “a produção de valor estratégico para a nação e que, desprotegido, possa gerar prejuízo ao Estado”.

Para o reitor, com uma produção científica de destaque na graduação e nos 16 mestrados e três doutorados, é extremamente importante para a Universidade se inserir nos mecanismos de proteção ao conhecimento e ter acesso às informações sobre o PNPC.

Ainda nesta tarde, para apresentação detalhada do PNPC, os oficiais da ABIN estiveram reunidos com o pró-reitor de Pesquisa, Virgílio Mesquita Gomes, e equipes e coordenadores da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e de Biodiversidade e do Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Institucional (NIC).

A ABIN é vinculada ao Gabinete de Segurança Institucional. Conforme a portaria 42, do GSI, o conhecimento sensível é “todo conhecimento sigiloso ou estratégico, cujo acesso não autorizado pode comprometer a consecução dos objetivos nacionais (…) necessitando de medidas especiais de proteção”.