Foto: Ascom – Unimontes

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai oferecer vagas em seus programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) para estudantes do exterior, por meio do Programa Move La América, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Serão disponibilizadas pela Unimontes para os candidatos estrangeiros 42 vagas, sendo 28 em nove cursos de mestrado e 14 em três doutorados.

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Programa Move La América, que oferece bolsas para estudantes da América Latina e do Caribe complementarem seus estudos no Brasil. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 8 de agosto, por meio do Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes).

Com a parceria com a Capes, a Unimontes busca o avanço na internacionalização dos seus programas de pós-graduação. As atividades no âmbito da universidade são coordenadas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

A meta do programa da Capes/MEC é promover a internacionalização do Sistema Nacional de Pós-Graduação, oferecendo até 500 bolsas de mestrado-sanduíche e 300 de doutorado-sanduíche. As bolsas terão duração de dois a três meses para o mestrado e de dois a seis meses para o doutorado.

O Programa Move La América é uma iniciativa da Capes que objetiva atrair pesquisadores estrangeiros para estágios, pesquisas, atividades de extensão e disciplinas em programas de pós-graduação de instituições brasileiras. Os benefícios incluem mensalidade, auxílio deslocamento, auxílio instalação e auxílio seguro-saúde.

As instituições de ensino superior brasileiras participantes tiveram suas vagas divulgadas no site da Capes. As seleções ocorrerão em três etapas: de 15 a 22 de agosto, de 29 de agosto a 5 de setembro, e de 12 a 19 de setembro. As homologações pelas universidades parceiras vão ocorrer no período de 26 de setembro a 3 de outubro. Os resultados serão divulgados a partir de 8 de outubro.

A fase de análise técnica será até 7 de novembro, seguida pelo resultado preliminar a partir do dia 8. Os candidatos terão 10 dias corridos para recorrer, e o resultado final será divulgado a partir de 26 de novembro. As atividades dos bolsistas começarão no primeiro semestre de 2025.

A Unimontes vai oferecer vagas para candidatos da América Latina e do Caribe no Programa Move La América nos seguintes cursos de mestrado: Botânica Aplicada (2), Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais (4), Produção Vegetal no Semiárido (3), Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (5), Educação (3), Geografia (1), História (1), Modelagem Computacional e Sistemas (6) e Desenvolvimento Social (3).

A universidade também vai preencher vagas no Programa Move La América nos seguintes cursos de doutorado: Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais (10), Produção Vegetal no Semiárido (3) e Desenvolvimento Social (2).

Para mais informações: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/move-la-america-abre-inscricao-para-800-bolsas.

Aprovado pela Unimontes o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – Curso será oferecido em rede com a Unesp
Unimontes sedia Encontro Regional do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência – Por um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável
Unimontes Abre 46 Vagas para Residência Médica em 2024/2025 pelo Enare
Unimontes implanta setor de gerenciamento de drones e capacita servidores sobre o uso dos equipamentos