O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (BIC-UNI), financiado com recursos da própria Universidade Estadual de Montes Claros, amplia a oferta de cotas. A informação é da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), que publicou nesta quarta-feira (17/10), editais dos processos de seleção para novos bolsistas com vigência para 2019/2020. O aumento real é de 150% no número de bolsas, passando de 40 para 100.

Os editais são para candidatos interessados a atuar como orientadores de iniciação científica no Programa Institucional de Iniciação Científica. Conforme o edital 06/2018 a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica irá disponibilizar para a Unimontes uma quota de 160 (cento e sessenta) bolsas de Iniciação Científica para o ano de 2019. A Universidade por meio do Programa irá oferecer 85 (oitenta e cinco) bolsas para o ano de 2019. O valor mensal da bolsa para o BIC/UNI será de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

Já o edital 07/2018 disponibiliza 15 (quinze) bolsas exclusivas para os estudantes de campus fora da sede como Paracatu, Unaí, São Francisco, Pirapora, Januária, Janaúba (Curso de Pedagogia), Espinosa, Brasília de Minas, Salinas, Almenara, Joaíma, Bocaíuva. O valor mensal da bolsa para o BIC/CAMPI será de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

A ampliação na oferta de bolsas é considerada como um importante reconhecimento da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças ao BIC-UNI, mesmo diante de um momento de limitação de recursos em outras iniciativas de fomento à pesquisa.

Para a equipe da Coordenadoria de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unimontes, a ampliação do número de cotas de bolsas de iniciação científica é uma constatação ao trabalho de investigação científica e de inovação dos professores/pesquisadores, que contribuem com o incremento na formação acadêmica. Ao mesmo tempo, proporciona novas oportunidades a um maior número de estudantes na iniciação científica.

Confira os editais na íntegra:

Programa Institucional de Iniciação Científica – PROINIC PRP 06/2018

Programa Institucional de Iniciação Científica – BIC/CAMPI PRP 07/2018