Entre os 16 programas de Pós-graduação Stricto sensu da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o mestrado/doutorado em Ciências da Saúde alcançou pela primeira vez conceito 6 na avaliação quadrienal da Capes, do Ministério da Educação (período 2013-2016). Inédita no âmbito da Unimontes, o conceito traduz os avanços significativos alcançados na área e, ao mesmo tempo, indica excelência e a consolidação do PPGCS com padrão internacional de qualidade, especialmente na investigação científica.

Coordenadora do PPGCS, a professora Marise Fagundes destacou que o conceito leva a uma profunda reflexão sobre os novos desafios e o aprimoramento da pesquisa e inovação na pós-graduação institucional. “O resultado nesta avaliação é consequência da intensa interação entre o corpo docente (18 professores), que se mantém homogêneo, com foco na produção de conhecimento científico e na formação de recursos humanos”, disse

Segundo a professora, “79% dos nossos professores são exclusivos do programa e 64% destes estão acima da média na produção de artigos científica nacional”. Outra informação da coordenadora revela que “todos os professores vinculados ao mestrado/doutorado produziram pelo menos dois artigos científicos A1 ou A2 no quadriênio, além de outros produtos de destaque na pesquisa e pós-graduação nacional”.

IMPORTNCIA

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, enfatizou que o resultado é de extrema importância para a comunidade cientifica. “Estamos orgulhosos com o bom desempenho de todos os Programas de Pós-graduação, em especial, na área de Ciências da Saúde, que obteve conceito 6. Os impactos da avaliação da CAPES para a Instituição vão além do reconhecimento, porque nos motiva a melhorar cada vez mais na busca por recursos para o desenvolvimento da nossa pós-graduação”.

Para o pró-reitor de Pós-graduação da Unimontes, professor Hercílio Martelli Júnior, dentre os próximos passos a partir da nova avaliação está a continuidade na busca por investimentos, como forma de aprimorar os programas de pós-graduação. “O acompanhamento terá continuidade, bem como o apoio à publicação científica de qualidade e à internacionalização”.

CRIAÇÃO DO PPGCS

Em 2004, foi estruturado um grupo de trabalho para a implantação do Mestrado em Ciências da Saúde, formado por doutores em cursos da área de Saúde. No ano seguinte, surgiu a proposta do Programa de Pós-graduação, que teve início em 2006, com o mestrado acadêmico em Ciências da Saúde e mestrado profissional em Cuidado Primário em Saúde, após homologação pelo Conselho Nacional de Educação (conceito 3 na avaliação inicial da CAPES).

Em 2010, foi ampliada a estrutura física do laboratório de pesquisa, com a aquisição de novos equipamentos com vistas à ampliação dos estudos experimentais nas áreas de Biologia molecular, Biologia Celular e Patologia. Atualmente, o Laboratório de Pesquisa em Saúde abriga treze ambientes para pesquisas laboratoriais e dois ambientes de secretaria e apoio acadêmico informatizado. O programa foi beneficiado com fomento no primeiro edital CT-Infra/FINEP, voltado para estruturação do Instituto de Pesquisas em Saúde, com a construção de dois biotérios para animais geneticamente modificados e um laboratório de pesquisa.

Em 2011, foi iniciada a primeira turma do doutorado, a partir da primeira avaliação trienal pela Capes, que concedeu ao programa o conceito 4.

Em 2012, os mestrados acadêmico e profissional foram desvinculados. Atualmente, as atividades de ensino e pesquisa do PPGCS são desenvolvidas exclusivamente para atender às demandas do mestrado acadêmico e doutorado em Ciências da Saúde.

CORPO DOCENTE

O corpo docente permanente do PPGCS é tipicamente multidisciplinar, composto por 18 professores com formação em Medicina, Odontologia, Fisiopatologia, Biologia, Enfermagem, Educação Física, Ciências Exatas e Ciências Sociais. Apresenta produtos de divulgação científica relevantes com colaborações científicas nacionais e internacionais. Suas orientações de mestrado acadêmico, doutorado, pós-doutorado e iniciação científica tem se expandido consideravelmente, o que resulta em progressos científicos e formação de recursos humanos cada vez mais qualificados.

Dentre as pesquisas de maior projeção no âmbito nacional e internacional estão estudos sobre as condições de saúde de idosos comunitários no Norte de Minas; análise clínica e genética das fissuras lábio palatinas e avaliação de anomalias dentárias; transtorno do espectro do Autismo em crianças e adolescentes; eficácia no tratamento da Leishmaniose Visceral; avaliação da atividade antineoplásica do ácido gálico em células hipóxicas de carcinoma de escamosas de boca; condições crônicas de saúde e fatores associados entre professores da rede pública; avaliação do controle da transmissão da Esquistossomose mansoni; dentre outros.

Destaca-se que parte expressiva dos projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos no Programa, derivam de recursos captados pelos docentes, em diversos e concorridos Editais de Pesquisa no Brasil, fomentados, particularmente, pela Fapemig, CNPq e CAPES. Ressalta-se ainda o esforço das ações da Unimontes para manter o padrão e crescimento da Pós-graduação. O PPGCS possui 5 docentes que são pesquisadores bolsistas em produtividade em pesquisa do CNPq, considerado um elevado indicador para um único Programa de Pós-Graduação.

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