Estudos ecológicos e de biodiversidade utilizados como medidas preventivas contra surtos de doenças, em especial, a febre amarela. Com esta proposta, a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, da Unimontes, promove na próxima quinta-feira (30/3), uma mesa-redonda com o tema “Emergência da Febre Amarela e outros Flavivírus Zoonóticos no Brasil: Biologia, Dinâmica e Ecologia dos Vírus, vetores e hospedeiros”. Será no auditório da Escola Técnica de Saúde, que funciona junto ao Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT/Unimontes).

O evento também terá palestras sobre o tema e discussões abertas sobre a importância dos estudos ecológicos e de biodiversidade. Segundo os organizadores, é uma forma de subsidiar medidas preventivas contra surtos das doenças denominadas arboviroses – como a febre amarela.

Os palestrantes serão os professores Betânia Paiva Drumond (virologista e docente do Programa de pós-graduação em Microbiologia da UFMG); Adriano Pereira Paglia (doPrograma de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre/UFMG) e Magno Borges (do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais da Unimontes/BURN).

Podem participar acadêmicos de graduação e de pós-graduação, além da comunidade acadêmica e externa.

MESA-REDONDA – FEBRE AMARELA
Data: 30 de março
Local: Auditório da Escola Técnica de Saúde da Unimontes
Endereço: Rua Coronel Celestino 65 – Centro – Montes Claros – MG

PALESTRANTES
Doutora Betânia Paiva Drumond – virologista – professora do Programa de pós-graduação em Microbiologia da UFMG. A docente atua nas linhas de pesquisa de diagnóstico e epidemiologia molecular, evolução e filodinâmica de vírus emergentes;

Doutor Adriano Pereira Paglia – professor do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre (ECMVS) da UFMG. Atua na área de Ecologia, com ênfase em Biologia da Conservação e Ecologia de Mamíferos.

Doutor Magno Augusto Borges – professor do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais da Unimontes (BURN). O docente atua na área de Entomologia médico-veterinária com ênfase em biodiversidade e saúde.