Prorrogadas as inscrições para o Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde/MPSF). A data é a até 25 de novembro. O mestrado é um programa reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do qual a Universidade Estadual de Montes Claros é uma das 19 instituições integrantes. As próprias universidades são responsáveis pela execução do curso, com a oferta de 200 vagas. Podem participar profissionais que atuam na Atenção Básica da Saúde da Família.

A proposta do mestrado foi elaborada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com financiamento dos Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS), com o objetivo de atender a carência de formação específica de profissionais para este setor. A Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) e Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) apóiam a rede

Conforme o programa do mestrado, os novos mestres atuarão como preceptores para graduação e para a residência médica em Saúde da Família, com a finalidade de contribuir para a melhoria do atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Outra meta é fortalecer as atividades educacionais de produção do conhecimento e de gestão na Saúde da Família – nas diversas regiões do País.

COMO SERÁ

O mestrado é semipresencial desenvolvido na modalidade de ensino a distância – com previsão de encontros presenciais. As instituições de Ensino Superior que integram a Rede Nacional do ProfSaúde são denominadas Instituições Associadas. A Unimontes participa como instituição associada e oferta oito vagas.

Confira

O prazo de inscrições vai até 25 de novembro, em duas etapas: cadastro gerado e impresso no sistema de cada universidade associada (no site informado por cada instituição participante conforme cronograma disponível no edital) e, em seguida, envio da documentação exigida pelos Correios (Sedex), para secretaria de cada associada.

Dentre os critérios determinados estão: ser docente do curso de graduação ou em programas de residência em Medicina; preceptor e/ou tutor de residências médicas, da graduação médica e/ou do Programa Mais Médicos e atuar na atenção básica.

SELEÇÃO – No processo seletivo, haverá prova de Inglês (caráter eliminatório), prova escrita de conhecimentos (de caráter eliminatório e classificatório) e análise curricular, além da análise de carta de intenção e prova oral. O professor Antonio Prates Caldeira é o coordenador do mestrado pela Unimontes.

As linhas de pesquisa são em “Atenção integral aos Ciclos de Vida e Grupos Vulneráveis”, “Atenção à saúde”, “Acesso e Qualidade na Atenção Básica em Saúde”, “Educação e Saúde: Tendências Contemporâneas da Educação”, “Competências e Estratégias de Formação Profissional”, “Gestão e Avaliação de Serviços na Estratégia de Saúde da Família/Atenção Básica”, “Informação e Saúde”, “Pesquisa Clínica: Interesse da Atenção Básica” e “Vigilância em Saúde”.

Mestrado Profissional em Saúde da Família
Total de vagas: 200 no Brasil – Unimontes: 8 vagas