Lançado oficialmente, nessa quarta-feira (15), em Montes Claros, o Programa de Incentivo à Inovação (PII), iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) e da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), que tem como uma das parceiras a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A solenidade, realizada no Clube dos Fazendeiros, contou com as presenças do subsecretário de Ensino Superior, Fábio Kallas (representando o titular da Sectes, deputado Narcio Rodrigues), da diretora de Operações do Sebrae/MG, Elbe Brandão; e do reitor da Unimontes, João dos Reis Canela.

Também participaram representantes de outras três instituições sediadas em Montes Claros, que, juntamente com a Unimontes, serão contempladas pelo edital do programa: a Faculdade de Ciência e Tecnologia (Facit), o Instituto de Ciências Agrárias (da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG), e a Faculdades Integradas do Norte de Minas – Instituto de Ciências da Saúde (Funorte).

O Programa de Incentivo à Inovação visa selecionar novas tecnologias com potencial para criação de pequenas empresas inovadoras ou produtos que poderão ser comercializados no mercado. Podem se inscrever pesquisadores de qualquer área acadêmica que desenvolvam projetos de base tecnológica.

As inscrições serão efetuadas até 12 de agosto para a seleção de 20 projetos que passarão por estudos de viabilidade econômica. Destes, 10 pesquisas receberão financiamento para a criação de protótipo de produto, processos, serviços ou software e terão os resultados divulgados em livro sobre o PII.

Durante a solenidade de lançamento, o reitor João Canela, destacou a importância do programa para o estímulo à pesquisa e à descoberta de novas tecnologias que possam promover a melhoria da qualidade nas áreas onde a universidade está inserida. Ele lembrou que a Unimontes atua numa região que corresponde a 35% do território de Minas Gerais, mas que ainda problemas dificuldades estruturais e carências, com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média estadual – inferior a 0,7.

“A Universidade Estadual de Montes Claros é indispensável ao crescimento regional. Através do conhecimento produzido por seus professores, alunos e pesquisadores, a instituição faz uma verdadeira revolução nas suas áreas de atuação. Com iniciativas como esta, está sendo despertada para o investimento no mundo”, afirmou João Canela. Ele enalteceu ainda a importância da parceria firmada com a Sectes, Sebrae Minas e com as demais instituições superiores beneficiadas pelo PII.

O subsecretário Fábio Kallas salientou a relevância do programa no sentido de estimular novas tecnologias e agregar valor aos produtos. Ele destacou a participação das instituições de ensino superior no PPI e chamou a atenção para o trabalho da Universidade Estadual de Montes Claros. “A Unimontes é fundamental para o desenvolvimento regional”, reconheceu.

Por sua vez, a diretora de Operações do Sebrae/MG, Elbe Brandão, lembrou que a o PII é mais uma ação voltada para o estimulo à inovação tecnológica e investigação científica. Ela anunciou que, a partir da parceria com a Sectes, com a Unimontes e demais instituições superiores, serão criados diversos polos de inovação tecnológica no Norte de Minas. “O nosso maior objetivo é promover o desenvolvimento sustentável em toda região”, disse a diretora do Sebrae/MG.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia