– Cinco trabalhos de bolsistas que atuam na educação básica são selecionados para encontro internacional na Costa Rica –

A Universidad Nacional Costa Rica sediará o encontro de geógrafos da América Latina, no qual cinco trabalhos da Unimontes serão apresentados (Divulgação)

Cinco trabalhos produzidos na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no âmbito do subprojeto de Geografia para o Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID), serão apresentados no XIII Encontro de Geógrafos da América Latina (EGAL). O evento organizado pelas universidades de Costa Rica (UCR) e Nacional Costa Rica (UNA) será realizado entre os dias 25 e 29 de julho na cidade de San José, capital daquele País.

Conforme a professora Silvana Diamantino França, coordenadora do PIBID/Unimontes, os trabalhos seguem as temáticas “Ensino e aprendizagem da Geografia” e “Enfoques teóricos e metodológicos da Geografia”. Ao mesmo tempo, contemplam as experiências obtidas e os resultados previstos pelo projeto institucional da universidade de inserir os bolsistas de iniciação em atividades de ensino, pesquisa e extensão no cotidiano das escolas da rede pública municipal de educação básica.

Os estudos foram realizados nas escolas Maria de Lourdes Pinheiro e Jair de Oliveira, em Montes Claros, e Dona Cândida Mendes Álvares, em Pirapora, que, através de convênio, se tornaram parcerias da Universidade na realização do subprojeto na área da Geografia.

INCENTIVO À FORMAÇÃO

A pró-reitora de Ensino da Unimontes, Anete Marília Pereira, atribuiu a aprovação dos projetos para apresentação em um dos mais importantes eventos do Continente à competência dos bolsistas do programa e à parceria da instituição com a Diretoria de Educação Básica da CAPES. Ela destacou que entre os objetivos do projeto institucional “está o incentivo à melhor formação dos futuros professores para atuar na educação básica a partir da aprendizagem adquirida com as pesquisas durante a graduação em Licenciatura”.

Na programação do encontro latino-americano de geógrafos em San José, cuja região metropolitana tem 2,6 milhões de habitantes, constam apresentações de trabalhos por eixo temático, conferências, palestras e a entrega do prêmio Milton Santos (geógrafo brasileiro) aos profissionais de destaque na Geografia.

UNIMONTES NO PIBID

O PIBID – O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – é uma ação fomentada pelo Ministério da Educação, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e em parceria com as instituições de ensino superior.

Em maio de 2010, a Unimontes foi contemplada com 12 subprojetos nos cursos de Licenciatura em Geografia, Ciências Biológicas (3), Matemática (2), Pedagogia/Letras Inglês/Letras Português (interdisciplinar), Educação Física, Pedagogia (Pirapora), Artes Visuais, Letras/Espanhol e Educação Física/Artes Teatro (interdisciplinar), com a participação de 195 bolsistas. Os projetos devem ser concluídos entre 12 e 24 meses, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período. Os recursos são da ordem de R$ 2 milhões.

A professora Silvana Diamantino explica que, na área de Ciências Biológicas, foram contemplados três subprojetos sendo um para o campus-sede e os demais para o campus de Unaí e para o pólo da Unimontes em Carlos Chagas, no Vale do Mucuri. Até a primeira semana de março, mais 12 subprojetos da Universidade serão submetidos à avaliação do MEC no âmbito do PIBID. “Com essas novas propostas, a intenção é agregar integralmente ao Programa os cursos de Licenciatura ministrados pela Unimontes em todos os seus campi”, finalizou a coordenadora.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia