O Programa de Educação Tutorial em Ciências da Religião (Petcre) promove na próxima sexta-feira (20 de junho), a 3ª Mostra Kiozô “O Tateto do Sertão” – Cor, Corpo e Movimento. O evento é coordenado pela professora Ângela Cristina Borges, chefe do departamento de Filosofia e tem a participação de 12 bolsistas de diversos cursos da Unimontes.

A mostra será realizada em uma casa de candomblé no Bairro Santo Inácio, em Montes Claros, e é aberta ao público. Na programação, haverá um workdos rituais registrados e a entrega simbólica dos rituais em forma de videoteca. O Grupo de Danças Saruê também participará do evento.

“Consideramos a riqueza cultural e religiosa do Norte de Minas, região que possui um espaço dinâmico aos cultos afro-brasileiros, uma das representações religiosas herdadas da África”, ressaltou a professora.

Os bolsistas do programa iniciaram uma pesquisa sobre os rituais afros culturais e religiosos com visitas a vários locais para entrevistas. A pesquisa resultou num documentário científico que tem despertado a atenção de estudiosos de outras instituições.

“Quem assiste ao nosso trabalho, pode destacar a construção científica do material, despertar o interesse para discutir a formação de outros sacerdotes e a ação do candomblé cada vez mais forte na região”, afirma o bolsista Rodrigo Lucas.

SERVIÇO
Evento: 3ª Mostra Kiozô “O tateto do Sertão”- Cor, Corpo e Movimento
Local: Rua Jerusalém, 545, Santo Inácio
Horário: 19h

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia