Será realizada nesta sexta-feira (13/05), às 13h30m, no auditório do prédio 2 do campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros, a exibição do filme “Batismo de Sangue”, seguido de debate sobre a questão religiosa no Brasil. A iniciativa é do curso de Ciências da Religião, por intermédio dos integrantes do Programa de Educação Tutorial/CRE/Unimontes, com a participação de professores, acadêmicos e representantes da comunidade.
Os comentários sobre o filme serão feitos pelo professor Antônio Wagner Veloso Rocha, diretor do Centro de Ciências Humanas, e pelo padre jesuíta Ignácio Perez, graduado em Filosofia e Teologia.
O Programa de Educação Tutorial é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Técnico (Capes/MEC), e foi criado com o objetivo de apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação.
De acordo com a tutora do PET/CRE/Unimontes, professora Cristina Borges, estão envolvidos no projeto 18 acadêmicos do curso de Ciências da Religião, dos quais 12 são bolsistas. Entre as atividades previstas, está a exibição de filmes do cinema brasileiro que tratam de temas religiosos ou que tenham interface com a proposta.
Cristina Borges lembra que o filme “Batismo de sangue” tem como pano de fundo a Teologia da Libertação e o envolvimento de religiosos da Igreja Católica em causas sociais e políticas durante o regime militar”. Os referidos temas serão abordados nos comentários e debates logo após a exibição do filme.