Iniciada na Universidade Estadual de Montes Claros, nesta sexta-feira (27/05), a capacitação de profissionais que atuam no Programa Poupança Jovem no município. As atividades prosseguem até o final da tarde deste sábado (28/05) no auditório do prédio 1 (campus-sede).

Iniciativa do Governo de Minas,  o Poupança Jovem, desde janeiro deste ano passou a ser coordenado em Montes Claros pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), através de convênio firmado com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). São atendidos no município 13,2 mil alunos, matriculados em 37 escolas estaduais de ensino médio, localizadas na área urbana e na zona rural.

Participam do treinamento 124 profissionais, incluindo educadores, assistentes sociais, psicólogos, professores de inglês, dinamizadores culturais e outros mobilizadores do Poupança Jovem. Também são capacitados professores-referência das escolas estaduais inseridas no programa.

De acordo com a coordenadora do Programa Poupança Jovem, Kelly Cristina Alencar Soares Baldez, a capacitação objetiva o alinhamento das informações relativas às propostas do programa entre todos os profissionais envolvidos. “Esse alinhamento vai permitir a divulgação de temáticas que venham provocar os alunos para a sua inserção social como cidadãos. Um dos temas divulgados, por exemplo, é o combate ao bullying nas escolas”, observa a coordenadora.

Durante a capacitação são desenvolvidas dinâmicas e palestras. Neste sábado, às 8h15min, haverá “dinâmica de integração de equipe”. Na seqüência, será proferida a palestra  “O orientador técnico” (9 hs). O tema bullying será discutido às 10h10min. Na parte da tarde, às 13h30min, tem o tema  “juventude”, com a abordagem do educador social Fábio Paiva,  o “Russo”, integrante do “Observatório da Juventude”, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

METAS DO PROGRAMA – O Poupança Jovem é destinado a estudantes do ensino médio público estadual que residem em locais com alto índice de evasão escolar, violência ou baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). São atendidos oito pólos em Montes Claros. De acordo com as normas estabelecidas, cada ano letivo concluído, o estudante recebe benefício de R$ 1 mil. Ao final de três anos, são depositados pelo Governo de Minas, na conta do estudante, R$ 3 mil. Só terá direito ao recurso o aluno que concluir regulamente o ensino médio e cumprir as metas e obrigações determinadas pelo programa.

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia