Profissionais da área da atenção básica de 96 municípios da macrorregião Norte de Minas iniciaram nesta segunda-feira (24/06), um programa de capacitação com o objetivo de dinamizar o encaminhamento de pacientes que são atendidos pelo Centro Mais Vida de Referência em Assistência ao Idoso Eny Faria de Oliveira (Crasi), vinculado ao Hospital Universitário Clemente de Faria/Unimontes.

O treinamento se estenderá até o dia 15 de julho, voltado para secretários municipais de saúde, médicos, enfermeiros e outros profissionais da atenção básica. Estes, por sua vez, atuarão como multiplicadores em suas cidades. O objetivo é apresentar o sistema de funcionamento do Programa Mais Vida e, no caso específico, do Crasi.

A iniciativa é do Governo de Minas e da Universidade Estadual de Montes Claros, por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria. O planejamento incluirá 96 municípios da macrorregião Norte – divididos em sete microrregiões. Nesta segunda-feira pela manhã, foram capacitados os profissionais de saúde da microrregião de Montes Claros/Bocaiúva, que conta com outras 9 cidades: Claro dos Poções, Engenheiro Navarro,Francisco Dumont, Glaucilândia, Guaraciama, Itacambira, Joaquim Felício, Juramento e Olhos D`Água.

Em cada capacitação, o trabalho detalha o fluxo de encaminhamento e agendamento para o atendimento multiprofissional ao idoso frágil, com o repasse de informações sobre a documentação necessária, a forma de acompanhamento pelos responsáveis e os serviços de apoio diagnóstico (exames complementares de média e alta complexidade). Há, ainda, informações sobre o atendimento multiprofissional oferecido no Centro de Referência em Assistência ao Idoso.

Além de geriatras, o Crasi, do Hospital Universitário Clemente de Faria conta com profissionais das áreas de fisioterapia, assistência social, fonoaudiologia, nutricionista, odontologia, terapia ocupacional e psicologia.

Calendário de atividades

No dia 27 de junho, serão capacitados profissionais de saúde da microrregião de Coração de Jesus e Francisco Sá (municípios de Coração de Jesus, Jequitaí, Lagoa dos Patos, São João da Lagoa, São João do Pacuí, Capitão Enéas, Cristalia, Francisco Sá, Grão Mogol e Josenópolis). Para o dia 1º de julho, o treinamento será voltado para a microrregião de Januária, que inclui os municípios de Bonito de Minas, Cônego Marinho, Itacarambi, Januária, Juvenília, Manga, Miravânia, Montalvânia, Pedras de Maria da Cruz e São João das Missões.

As outras microrregiões serão atendidas nas seguintes datas: 4 de julho – microrregião de Pirapora (Buritizeiro, Ibiaí, Lassance, Pirapora Ponto Chique, Santa Fé de Minas e Várzea da Palma); 8 de julho – microrregião de Brasília de Minas – municípios de Brasília de Minas, Campo Azul, Ibiracatu, Icaraí de Minas, Japonvar, Lontra, Luislândia, Mirabela, Patis, Pintópólis, São Francisco, São João da Ponte e São Romão)

E ainda: 11 de julho, micrroregião de Janaúba/Monte Azul – Catuti, Espinosa, Gameleiras, Jáíba, Janaúba, Mamonas, Matias Cardoso, Mato Verde, Monte Azul, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Serranopolis de Minas e Verdelândia; e 15 de julho, microrregião de Salinas/Taiobeiras – Berizal, Curral de Dentro, Fruta de Leite, Indaiabira, Montezuma, Ninheira, Novorizonte, Padre Carvalho, Rio Pardo de Minas, Rubelita, Salinas, Santa Cruz de Salinas, Santo Antonio do Retiro, São João do Paraíso, Taiobeiras e Vargem Grande do Rio Pardo.

As inscrições podem ser feitas diretamente na unidade, por telefone (38 3224-8032/8035) ou por email: crasi.hucf@unimontes.br. As responsáveis pela coordenação técnica são Ariane Maria Gonzaga Duarte e Natália Valadares Santos Lopes, sob coordenação administrativa de Celeste Leite Fróes.

Serviço:
Capacitação Centro “Mais Vida” de Referência em Assistência ao Idoso (Crasi)
Período: 24 de junho a 15 de julho
Público: profissionais de saúde da atenção básica de 96 municípios da macrorregião Norte de Minas
Informações: 3224-8035
e-mail: crasi.hucf@unimontes.br