Nesta sexta-feira (21/4), o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner de Paulo Santiago participou da solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, presidida pelo governador Romeu Zema, em Ouro Preto.

Foto: Alex Sezko

Durante a cerimônia, foram homenageados com a honraria o vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha (Grande Medalha), o professor e pesquisador Hercílio Martelli Junior (Medalha de Honra – promoção) e a professora Anete Marília Pereira.

O reitor Wagner de Paulo Santiago é membro do Conselho da Medalha da Inconfidência e participou da primeira parte da cerimônia que compõe a honra militar, com a presença dos Dragões da Inconfidência, o hasteamento da bandeira, a colocação de flores no monumento ao mártir da Inconfidência Mineira e a salva de 21 tiros, é realizada na Praça Tiradentes, no coração da cidade histórica.

Em seguida ocorreu o ato da entrega da Medalha da Inconfidência, com presença de público, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Nesta data, a capital do estado é transferida simbolicamente para Ouro Preto, como parte das tradições.

Na solenidade deste ano, do Grande Colar, estão sendo entregues 170 condecorações: 40 Grandes Medalhas, 58 Medalhas de Honra e 72 Medalhas da Inconfidência (confira lista dos agraciados ao final).

Foto: Alex Sezko

Condecoração

A Medalha da Inconfidência possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

A honraria foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck e é tradicionalmente entregue todo dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, em alusão a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século 18.

A data resgata os valores históricos de Minas Gerais, como a luta por um processo mais democrático e de liberdade. Tiradentes foi executado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025