O Governo do Estado de Minas Gerais homenageou, em solenidade oficial em comemoração ao Dia da Inconfidência Mineira, dois professores e dois servidores técnico-administrativos da Unimontes, com a Medalha da Inconfidência, a maior honraria concedida pelo Estado. A solenidade, presidida pelo governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, foi realizada na quinta-feira (21), em Ouro Preto, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Durante a solenidade, foram homenageados o Pró-Reitor de Pós-Graduação, professor André Luiz Sena Guimarães; a coordenadora do Campus de Januária, professora Roselles Magalhães Felício; o assessor de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Extensão, servidor Gilson José Fróes e o servidor Edilson Mendes dos Santos, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). Como membro da sociedade, também como indicação da Unimontes, foi homenageada a assistente social Sônia Gomes de Oliveira, que tem vasto trabalho social em defesa das pessoas.
Excepcionalmente, em 2022, em função da pandemia, não houve tempo suficiente para produção das medalhas. As honrarias serão entregues, posteriormente, em cerimônia a ser realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em data a ser definida.
“A Unimontes é resultado do trabalho coletivo cotidiano e permanente de diversos profissionais, e essas homenagens refletem o reconhecimento ao empenho dos professores e servidores técnico-administrativos que ajudam a construir, a cada dia, o projeto sólido de educação que, ao longo de, praticamente, seis décadas, vem melhorando a qualidade de vida das pessoas e proporcionando o desenvolvimento econômico, cultural e social das regiões onde atua”, parabenizou o reitor da Unimontes e membro do Conselho da Medalha da Inconfidência, professor Antônio Alvimar Souza.
As homenagens refletem dois grandes pilares da Unimontes ao longo de sua história: professores e servidores. A condecoração do professor André Luiz Sena Guimarães simboliza o reconhecimento ao trabalho dos professores, pesquisadores, gestores e membros dos programas de pós-graduação da instituição. O trabalho do professor e do pesquisador na Universidade tem criado oportunidades para a renovação do conhecimento e para descortinar um horizonte mais amplo e promissor para a sociedade.
A condecoração da coordenadora do Campus Januária, professora Roselles Magalhães Felício, vai além da valorização do trabalho docente, pois representa também o agradecimento ao trabalho abnegado dos coordenadores de campi. Há mais de vinte anos ajudando a escrever a história da Unimontes em Januária, a professora Roselles Magalhães é o símbolo do comprometimento dos gestores dos campi, que trabalham de forma constante para transpor os obstáculos e a ampliar a oportunidade de acesso ao ensino superior no Norte de Minas.
Os servidores técnico-administrativos também são alicerces primordiais na construção da história da Unimontes. E as homenagens aos servidores Gilson José Fróes e Edilson Mendes dos Santos reforçam esse reconhecimento. Atual assessor de projetos especiais da Pró-Reitoria de Extensão, Gilson José Fróes representa o perfil do servidor comprometido com a instituição. Um dos exemplos é o já reconhecido trabalho de extensão “Unimontes Solidária”, que tem levado oportunidade para cidades que precisam reforçar ações em diversas áreas, como educação e saúde.
O mesmo reflexo do empenho no cotidiano da universidade é o servidor Edilson Mendes dos Santos, que representa a ação fundamental dos servidores do HU, hospital totalmente público que desenvolve um trabalho imprescindível para atender várias regiões de Minas Gerais até do Sul da Bahia.
Indicada como membro da sociedade civil, a assistente social Sônia Gomes de Oliveira representa não apenas os assistentes sociais, fundamentais para a preservação dos direitos sociais, mas as pessoas que desenvolvem ações em prol da sociedade. Sônia Gomes representa as pessoas que trabalham permanentemente em prol movimento negro e da igualdade entre as pessoas.
MEDALHA – A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952, durante o governo de Juscelino Kubitschek, e é entregue sempre no dia 21 de abril com quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. É a mais alta comenda concedida pelo Governo de Minas Gerais, atribuída a personalidades que contribuíram para o prestígio e a projeção mineira. Neste dia, a capital do estado é transferida simbolicamente para Ouro Preto.
Foto: Alex Sezko/Unimontes