Os professores Anderson Bertholi e Gustavo Cepolini, vinculados à Universidade Estadual de Montes Claros, e o mestrando em Geografia pela Unimontes Paulo Ricardo Miranda participaram do XX Encontro de Geografias da América Latina e Caribe (EGALC). A iniciativa ocorreu entre os dias 14 e 22 de junho na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), sediada na cidade do México. O EGALC é considerado o maior evento da área de Geografia da América Latina e Caribe, realizado desde 1987.

Trabalhos

Os pesquisadores da Unimontes apresentaram trabalhos em quatro sessões temáticas: “Vale do Jequitinhonha Mineiro: entre quilombos e lítio”, de autoria de Anderson Bertholi; “Geografia Agrária nos livros didáticos e manuais escolares: uma análise das representações, discursos e desafios entre Brasil e Portugal”, de autoria de Gustavo Cepolini; “Conflitos Territoriais e Mineração em Unidades de Conservação: um estudo sobre a sobreposição de Áreas Minerárias em Minas Gerais – Brasil”, de Paulo Ricardo Miranda e Gustavo Cepolini; e “A ambivalência do agronegócio no semiárido de Minas Gerais, de Gustavo Cepolini e Gislene Quaresma Oliva, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) da Unimontes.

Esses trabalhos estão vinculados a projetos em andamento no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e Agrários (NEPRA), bem como a investigação do professor Cepolini, realizada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Conferencista

Além disso, o professor Gustavo Cepolini participou como conferencista na mesa temática “La Geografía em las políticas de educación, ciência y tecnologia em América Latina”, ao lado de pesquisadores da Argentina, do Chile, do México, da Colômbia e da República Dominicana. Ele expôs um quadro da pós-graduação em Geografia no Brasil e os desafios do financiamento público para a redução das desigualdades sociais e territoriais a partir das experiências na Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege) e de outras pesquisas e diálogos nas redes nacionais e internacionais que passou a integrar nos últimos anos.

Fortalecimento dos diálogos

A presença de representantes da Unimontes no XX EGALG, segundo Gustavo Cepolini, é estratégica no contexto do novo Ciclo Avaliativo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – 2025 a 2028, especialmente no que se refere aos critérios de internacionalização, produção intelectual qualificada e inserção acadêmica dos programas de pós-graduação de Geografia (PPGEO) e de Desenvolvimento Social (PPGDS) da Unimontes em redes internacionais. De forma que a participação dos pesquisadores e estudantes do PPGEO fortalecem os diálogos para parcerias e convênios futuros.

XXI EGALC O XXI EGALC será realizado em 2027, sob organização da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife (PE), conforme aprovação da proposta na plenária final do evento, que vai comemorar 40 anos desde a primeira edição, realizada em Rio Claro (SP).

Relacionadas

Unimontes recebe próxima edição dos Projetos Inspiradores 
Unimontes celebra recepção e graduação de empreendimentos da Incubadora de Empresas Inemontes
Unimontes apresenta ações e serviços na 30ª Fenics em estande compartilhado com a Fadenor e o Centro de Excelência Sertão
IsF/Unimontes oferece curso gratuito e presencial de inglês – Inscrições seguem abertas até sexta-feira
Clio no Museu debate sobre “Mulheres transformadoras através de experiências culturais”
Inscrições para PIBID/Unimontes terminam nesta quinta (11/09)