Evento é marcado por emoção

Os professores e alunos dos cursos da área de artes da Universidade Estadual de Montes Claros viveram um momento de emoção na noite de terça-feira (18/02). Foi prestada especial homenagem à professora Marina Lorenzo Fernandez, falecida no último dia 25 de janeiro, aos 98 anos, fundadora e primeira diretora da antiga Faculdade de Educação Artística (Faceart), na qual surgiram os atuais cursos de Artes Visuais, Música e Teatro da Unimontes.

Além da abertura da “Semana Marina Lorenzo Fernandez”, o evento marcou a recepção aos calouros dos cursos da área de artes. Celebrou também o início das atividades docentes do curso de Cinema e Audiovisual, criado pela atual gestão superior da Universidade.

Organizadas pela chefia do Departamento de Artes, com o apoio das coordenações de cursos, as atividades aconteceram no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), no prédio 2 do campus-sede.

O evento contou com as presenças da pró-reitora de Ensino da Unimontes, professora Ivana Ferrante Rebello, representando o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago; do diretor do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandes, professor Tony David Oliveira; da chefe do Departamento de Artes, professora Maristela Cardoso da Mata; e da vereadora Iara Pimentel.

A homenagem contou com a participação da professora aposentada do curso de música da Unimontes Maria Antonieta Silva e Silvério e outros familiares da professora Marina Lorenzo Fernandez; e da professora Raquel Tupinambá Ulhôa, que apresentou tese de doutorado cuja abordagem foi o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez e o trabalho e a história da professora Marina Lorenzo Fernandez, que também fundou a instituição.

A contribuição da fundadora do Conservatório Lorenzo Fernandez e dos cursos de Artes da Unimontes foi enaltecida ainda pela pró-reitora Ivana Ferrante Rebello e pela professora Maristela Cardoso da Mata. A professora Maria Antonieta Silva e Silvério agradeceu em nome da família da homenageada.

O evento contou com uma parte artística e musical. Houve um recital de músicas de autoria do compositor e maestro Oscar Lorenzo Fernandez (pai da professora Marina Lorenzo Fernandez), com apresentação dos cantores Cristiane Franco Roberto Mont Sá, Maria Odília Pimentel e Maristela Cardoso da Mata. O pianista Heitor Emanuel tocou peças de autoria de Oscar Lorenzo Fernandez.

O público foi contemplado ainda com o espetáculo teatral “O Vaqueiro Catrumano”, apresentado pelo professor e ator Leonardo Silva Alves, do curso de Teatro da Unimontes.

Relacionadas

Representantes da Unimontes serão homenageados com a Medalha da Inconfidência – cerimônia acontecerá em Ouro Preto
Hospital Universitário recebe secretário e procurador do município para debater melhorias nos serviços de saúde
Representantes da ETS do CEPT/Unimontes participam de oficina nacional para formação de tutores do SUS
Curso de Medicina da Unimontes é o melhor de Minas Gerais, aponta o Enade/2023
Unimontes tem 55 acadêmicos beneficiados pelo Pé de Meia Licenciaturas – Segunda chamada já está aberta
Editora Unimontes lança livro sobre humor e violência da ditadura militar, a partir de contos e crônicas de Veríssimo