Quatro professores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) estão entre os homenageados neste ano com a Medalha Santos Dumont. A comenda é outorgada pelo Governo de Minas Gerais às personalidades e entidades que contribuem com o desenvolvimento do Estado e do País. A solenidade de entrega será presidida pelo governador Fernando Pimentel, no próximo dia 29 (quinta-feira), às 11 horas, na Fazenda Cabangu, no município de Santos Dumont.

Serão agraciados os professores Roney Versiani Sindeaux (pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças), Geraldo Antônio dos Reis (diretor do Centro de Educação Profissional e Tecnológica/CEPT), Dalton Caldeira Rocha (integrante do Conselho Universitário da Unimontes e docente do Departamento de Direito Público Adjetivo) e Mário Rodrigues de Melo Filho (Departamento de Odontologia).

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, que integra o Conselho Permanente da Medalha, também participará da cerimônia de condecoração.

A Medalha Santos Dumont foi criada em 1956 pelo Governo de Minas em comemoração ao primeiro voo de uma aeronave mais pesada que o ar, em 23 de outubro de 1906, pelo mineiro Alberto Santos Dumont – o Pai da Aviação. A comenda é conferida nos graus ouro, prata e bronze.

CURRÍCULOS

O pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Roney Versiani Sindeaux, integra o Departamento de Ciências da Administração da Unimontes. Ele concluiu mestrado em Administração e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, também é coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (Gepad) e do Observatório do Trabalho do Norte de Minas.

O professor Geraldo Antônio dos Reis, diretor do CEPT/Unimontes, é mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorando em Tratamento da Informação Espacial, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Docente do Departamento de Economia, ele também já exerceu o cargo de pró-reitor de Extensão no período de dezembro de 2002 a maio de 2006.
O professor Mário Rodrigues de Melo Filho é mestre em Odontologia (área de concentração em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial) pela Universidade Camilo Castelo Branco e concluiu doutorado em Ciências da Saúde pela Unimontes. É integrante do Grupo de Pesquisa em Diagnóstico Bucal e coordenador do Programa de Extensão “Assistência Odontológica ao Paciente Sob Tratamento Oncológico”. Ele também já exerceu o cargo de pró-reitor de Pesquisa da Universidade – entre dezembro de 2002 a dezembro de 2006.

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o professor Dalton Caldeira Rocha é docente do curso de Direito da Unimontes e também diretor acadêmico das Faculdades Integradas Pitágoras (FIPMOC). Ex-presidente da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Montes Claros, ele é conselheiro efetivo da entidade em Minas Gerais e integrante da Comissão Nacional de Educação Jurídica da OAB Federal. Também é diretor da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI).