A solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, a mais importante comenda concedida pelo Governo de Minas Gerais, foi realizada nesta segunda-feira (21/04), Dia de Tiradentes, na cidade histórica de Ouro Preto. Presidida pelo governador Romeu Zema, a cerimônia homenageou 171 pessoas e instituições que contribuem significativamente para o desenvolvimento do estado e do país.
O evento, realizado no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), contou com a presença do reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner de Paulo Santiago, integrante do Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência.
Durante a cerimônia, dois docentes da Unimontes foram agraciados com a honraria: a professora Andra Aparecida da Silva Dionízio, do Departamento de Enfermagem e coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu); e o professor Victor Martins Maia, do Departamento de Ciências Agrárias, vinculado ao campus da universidade em Janaúba.

Outros dois representantes da Unimontes também foram indicados para receber a medalha: o professor aposentado do Departamento de Ciências Contábeis, Geraldo Eustáquio Evangelista, e o servidor técnico-administrativo Frederico Guilherme Barcelos Júnior, lotado na Diretoria de Gestão de Campi (Reitoria). Ambos, entretanto, não puderam comparecer à solenidade por motivos de força maior e receberão a comenda em momento oportuno.
As indicações dos representantes da universidade foram feitas pelo reitor Wagner de Paulo Santiago, que também indicou o deputado federal Marcelo Freitas — ausente na cerimônia devido a compromissos oficiais em viagem à China.



Compromisso de Minas com os valores históricos
Ao presidir o evento, o governador Romeu Zema ressaltou o compromisso de Minas Gerais com os valores históricos da Inconfidência Mineira, como a luta pela liberdade e pela democracia. Ele destacou ainda a simbólica transferência da capital do Estado para Ouro Preto, cidade que sediou a administração mineira entre os anos de 1823 e 1897.
“Hoje, ao celebrarmos mais um Dia da Inconfidência Mineira, quando transferimos simbolicamente a capital do Estado para a histórica e heroica Ouro Preto, reverenciamos o espírito valente e presente no coração de todos os mineiros”, afirmou o governador.







