Os professores Paulo César Mendes Barbosa e Odet Terezinha Costa Maciel, da Universidade Estadual de Montes Claros, serão agraciados com as medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz, respectivamente, durante as comemorações pelo Dia dos Gerais (8/12), nesta quinta-feira. O evento acontece na praça Cônego Marinho, em Matias Cardoso, às 10 horas, organizado pela prefeitura daquele município do Norte de Minas.
As homenagens foram instituídas para agraciar as personalidades que contribuem com o desenvolvimento do Norte de Minas nos mais diversos segmentos. O professor Paulo César Mendes Barbosa é diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e atua no departamento de Direito Público Adjetivo. A professora Odet Terezinha Costa Maciel é assessora de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Ensino da Unimontes. O reitor João dos Reis Canela estará presente à cerimônia.
A entrega das insígnias coincide, ainda, com a aprovação, nos dois turnos, na Assembléia Legislativa, da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que estabelece o Dia dos Gerais como data magna do Estado. Quando sancionada pelo governador Antonio Anastasia, a cidade Matias Cardoso será elevada à capital de Minas Gerais uma vez ao ano (8 de dezembro), o que já acontece com Mariana. A base do projeto está na condição da cidade norte-mineira ser a “sede da povoação mais antiga de Minas Gerais”.
As medalhas Matias Cardoso (para homens) e Maria da Cruz (mulheres) foram criadas há três anos. A solenidade desta quinta-feira contará com representantes do governo de Minas, magistrados, deputados federais e estaduais, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e Pastoral da Criança, dentre outros segmentos.