A melhoria do desempenho profissional, com a perspectiva de participar do crescimento da instituição e contribuir com a formação de recursos humanos e com o desenvolvimento das pessoas. Esta é a expectativa dos aprovados no Concurso Público para Professor de Educação Superior da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), promovido com o objetivo de preencher 637 vagas nas diferentes áreas do conhecimento.

Até então, foram nomeados pelo Governo de Minas Gerais 390 aprovados, dos quais 369 já tomaram posse. Na quarta etapa de nomeações, 22 professores de 10 departamentos tiveram seus nomes publicados, dos quais 16 tomaram posse quarta-feira (22/6).

Gessandro Fernandes

Professor Gessandro Fernandes agora é efetivo na Universidade

“A minha expectativa é de aumentar ainda mais a responsabilidade com a universidade e elevar a minha dedicação à instituição”, afirma o professor Gessandro Elpídio Fernandes Barbosa, aprovado para a disciplina de Ginecologia e Obstetrícia (Departamento de Saúde da Mulher e da Criança), do curso de Medicina. “Esperei muito tempo para conseguir a minha efetivação por concurso”, afirma Gessandro, lembrando que atuou na Unimontes durante 10 anos como professor designado.

ORGULHO

Também do curso médico (departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva), a professora Cristina Andrade Sampaio disse que tem orgulho em ser empossada como docente da Unimontes por ter concluído a graduação na mesma instituição. Ela disse que já trabalhava na instituição há alguns anos como designada. “Agora, com efetivação mediante aprovação no concurso público, me sinto com mais segurança. Vou manter o trabalho com a mesma seriedade e dedicação”, afirmou Cristina, que compareceu à solenidade de posse com a filha Lis, de apenas seis meses de vida.

Cristina Andrade

Professora Cristina Andrade

Empossada em uma das vagas de docente do curso de Artes Visuais (Departamento de Artes), a professora Dilma Marques Silveira Klem ressalta que a aprovação no concurso público representa uma vitória e uma conquista pessoal. Por outro lado, destaca que também tem como objetivo contribuir para formação de professores na área de Artes. “Pretendo trabalhar mais para a educação. Espero formar professores, de maneira que eles também possam se dedicar ao ensino das Artes e contribuir com o desenvolvimento de outras pessoas”, declarou Dilma Marques Klem.

DEDICAÇÃO – A professora Rieuse Lopes Pinto já era efetiva no cargo de professora do Departamento de Ciências Exatas (20 horas). Agora, após aprovação no concurso público, foi nomeada e empossada em outro cargo – de docente do departamento de Estágios e Práticas Escolares, de 40 horas. “Vou trabalhar nos dois cargos, mas com muita dedicação”, assegurou Rieuse.

CONHECIMENTO QUE VEIO DE LONGE

DilmaKleim

Professora Dilma Klem

Com a realização do concurso público para docentes, a Universidade Estadual de Montes Claros recebeu profissionais graduados em diferentes instituições de ensino superior, oriundos de diversos estados brasileiros. Um deles é Rafael Baioni do Nascimento, natural de São Paulo. Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP), ele se transferiu para o Norte de Minas, onde foi empossado no cargo de professor da disciplina “Psicologia da Educação” – do departamento de Educação.

Rafael Baioni disse que também trabalhava como professor em São Paulo e que trocou a capital paulista por Montes Claros com o objetivo se dedicar ao ensino e aos estudos sobre o combate ao preconceito e à discriminação. “A minha intenção é contribuir com o desenvolvimento local e fomentar as pesquisas relacionadas ao preconceito, visando a formação de cidadãos mais conhecimentos e menos preconceituosos”, pontua o novo professor da Unimontes.