As experiências profissionais e um olhar crítico e reflexivo sobre os avanços e limites no campo da saúde mental. Estas são as abordagens do livro “Projeto Terapêutico Singular e Apoio Matriarcal: práticas e vivências na Residência Multiprofissional em Saúde Mental”. A obra foi organizada pelas professoras Viviane Bernadeth Gandra Brandão e Amanda Cardoso Barbosa, do curso de Serviço Social, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O livro resulta de pesquisas desenvolvidas no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Unimontes. As duas organizadoras também são tutoras do Programa. O trabalho contou, ainda, com a participação dos matriculados na residência multiprofissional.

As organizadoras explicam que, dada a complexidade do trabalho de pesquisa e dos temas abordados, optaram por dividir o livro em duas partes. A primeira delas foca a construção e operacionalização do Projeto Terapêutico Singular – PTS.

Capa Livro 2018PESQUISA DE CAMPO

A pesquisa realizada junto aos profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) revela que, embora exista um grande avanço na proposta do PTS, “é necessário romper com várias limitações ainda presentes no modelo substitutivo e que remetem ao tempo manicomial”.

Em sua segunda parte, o livro “Terapêutico Singular e Apoio Matriarcal” apresenta uma pesquisa sobre a implantação do Apoio Matricial nas Estratégias de Saúde da Família. “O apoio matricial, que na verdade é o suporte técnico-pedagógico às equipes do PTS, trouxe uma nova perspectiva de cuidado para atenção primária à saúde e, embora ainda seja alvo de resistências por parte de alguns profissionais. Além disso, mostrou-se como potencializador de intervenções voltadas as especificidades da pessoa com sofrimento mental”, explicam Viviane Bernadeth e Amanda Cardoso.

O livro é uma publicação da Editora Espaço Acadêmico. Mais informações e contato para aquisição pelo e-mail: amandacardosobar@hotmail.com.