As professoras Maria Sueli Viana Furtado e Simone Viana Duarte, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), elaboraram o livro “Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC) em Ciências Aplicadas”, lançado pela Editora Saraiva. Além de estudantes dos cursos da área das Ciências Sociais Aplicadas, o livro se destina aos interessados na elaboração de projetos de pesquisa, monografias e trabalhos de iniciação científica. A obra pode ser adquirida pela internet: www.saraiva.com.br.

O livro surgiu da necessidade das autoras em organizar anotações, leituras e experiências acadêmicas em orientação, coordenação de monografias e elaboração de projetos de pesquisa, como professoras da Unimontes nas disciplinas de “Orientação e Elaboração de Monografias”, “Métodos e Técnicas de Pesquisa” e “Metodologia Científica” em diversos cursos da instituição. O trabalho apresenta um roteiro prático e um entendimento básico dos iniciantes na pesquisa científica que ainda estão na graduação.

Conforme a professora Simone Duarte, a obra se divide em três fases: 1) o planejamento e elaboração do projeto; 2) o levantamento de dados e execução do projeto, bem como sua organização, análise e interpretação; 3) e, por fim, a apresentação dos resultados da pesquisa, dando origem ao trabalho científico, entre eles, a monografia.

Professora Sueli

Professora Sueli Furtado

“Essa visão do conjunto das etapas da pesquisa científica foi priorizada, de forma a resguardar a proposta de proporcionar um guia prático, cuja sequência didática corresponda ao processo de construção, que se dá, a princípio, nas ideias e, depois, no registro escrito”, explica Simone Duarte.

Ela salienta que, na elaboração do trabalho, “procurou pontuar desde a orientação inicial de se formular um tema, planejar uma investigação científica, até o momento da produção final, que responde ao problema de pesquisa”. Nesse aspecto, observa “a palavra-chave é “compreender” o que se pretende o desafio ou o que incomoda e não os sintomas, para poder “compreender” o fenômeno pesquisado, subsidiando a tomada de decisões e as intervenções apropriadas para solução do problema na prática”.