As professoras Maria das Mercês Borém Corrêa Machado, diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, e Eunice Loyola Antunes Pereira, da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Montes Claros, estão entre as agraciadas pelo Governo de Minas com a medalha Maria da Cruz. A honraria será entregue em solenidade oficial neste sábado (8/12), às 11 horas, na cidade de Matias Cardoso (Norte de Minas), dentro das comemorações pelo “Dia dos Geraes”. O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, participa do evento.

Através de decreto estadual 45.649, de 18 de julho de 2011, simbolicamente, a cidade se transforma na Capital do Estado de Minas Gerais por um dia. As Medalhas Maria da Cruz (para as mulheres) e Matias Cardoso (para os homens) foram criadas como reconhecimento ao mérito cívico de personalidades que, de modo relevante, tenham contribuído para o desenvolvimento cultural, econômico e social do Norte do Estado. Neste ano, 20 pessoas serão agraciadas. 

HOMENAGENS

Professora Maria das Mercês Borém Corrêa Machado

Professora Maria das Mercês Borém Corrêa Machado (arquivo pessoal)

Graduada pela Unimontes no curso de Medicina, a professora Maria das Mercês é obstetra e ginecologista. Nascida em Montes Claros, se diz emocionada com a homenagem do Governo do Estado, “compartilhando este momento com os colegas desta Universidade, com a qual nossa história se soma”. Agradeceu, ainda, aos familiares que participam de sua vida.

Da mesma forma, a professora Eunice Loyola se disse honrada com a Medalha Maria da Cruz. Montes-clarense e pedagoga egressa da Unimontes, ela faz parte da Academia Feminina de Letras de Montes Claros e considera a comenda “Maria da Cruz” como uma recompensa pelo trabalho realizado “ao longo de minha trajetória profissional como professora, diretora de escola pública, secretária municipal de educação e, hoje, na nossa tão amada Unimontes”.

Professora Eunice Loyola Antunes Pereira

Professora Eunice Loyola Antunes Pereira (arquivo pessoal)

DIA DOS GERAES – O Dia dos Geraes nasceu a partir de um trabalho do Movimento Catrumano, do qual a Unimontes é parceira. A iniciativa decidiu comemorar a data em 8 de dezembro, na cidade de Matias Cardoso, numa tentativa de marcar o reconhecimento do Norte de Minas como primeiro povoamento mineiro e de patrocinar uma revisão história da fundação do Estado, que reconhece Mariana como a primeira cidade de Minas Gerais.

A ideia foi inspirada na pesquisa desenvolvida pelo professor João Batista de Almeida Costa, da Unimontes, cujo trabalho remete ao reconhecimento tardio do município de Matias Cardoso como primeiro povoado plantado nas imensidões dos gerais.

A criação do Dia dos Geraes, que transforma a cidade de Matias Cardoso na terceira capital simbólica de todos os mineiros, foi aprovada pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais através da Proposta de Emenda à Constituição – PEC 21/2011. Esta é a quinta edição do Dia dos Geraes.

De Montes Claros serão homenageadas também com a Medalha Maria da Cruz a professora Maria de Fátima Turano, diretora das Faculdades Pitágoras de Montes Claros, e Olívia Pereira Loyola, superintendente regional de saúde de Montes Claros.

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia