Professora Joaquina Aparecida Nobre, nova reitora do IFNMG
(Foto: Divulgação)

Em cerimônia virtual, a professora doutora Joaquina Aparecida Nobre da Silva, foi empossada como reitora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) para o quadriênio 2020-2024. O evento simbólico foi conduzido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculada ao Ministério da Educação, com transmissão online pelo YouTube do IFNMG. Ela substitui ao professor José Ricardo Martins da Silva, que respondeu pela Reitoria nos últimos oito anos.

Nascida em Coração de Jesus, município do Norte de Minas, a professora Joaquina Nobre da Silva é egressa do curso de Letras da Universidade Estadual de Montes Claros (1997). Possui os títulos de mestre e doutora em Estudos Linguísticos (UFU) e, no âmbito do próprio IFNMG, foi docente e diretora geral do Campus Pirapora e integrante do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior.

Vice-reitora da Unimontes, a professora doutora Ilva Ruas de Abreu representou a instituição na solenidade, que contou com a participação remota dos diretores-gerais e diretores eleitos para as unidades do IFNMG, gestores do ensino superior, prefeitos, secretários municipais, procuradores e representantes da Câmara Federal e da comunidade discente do Instituto Federal.

MOMENTO HISTÓRICO

Solenidade de posse do IFNMG foi transmitida pelo YouTube

“Assumir e conduzir o IFNMG não será tarefa fácil, mas gostaria de compartilhar este momento histórico em que uma mulher ocupa o cargo mais alto desta instituição. Estar aqui sinaliza novos tempos, mas, principalmente, com todo respeito pelo passado do Instituto, espero que este momento seja inspiração para outras mulheres fazerem de suas potências oportunidades de inovação e transformação através da gestão”, pontuou a nova reitora.

Joaquina Nobre ressaltou o compromisso do Instituto Federal com a transformação social, respeito à sua autonomia e à sua missão participativa e inclusiva para a sociedade. Como parceira no mesmo espaço geográfico, a reitora considerou a Unimontes como “um farol”, parceira na missão social de abrir caminhos pelo ensino de qualidade.

NÚMEROS – Com aproximadamente 26 mil alunos, o IFNMG responde por 11 unidades no Norte de Minas (Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha e Salinas), Noroeste (Arinos), Vale do Jequitinhonha (Almenara, Araçuaí e Diamantina) e Vale do Mucuri (Teófilo Otoni). Os diretores-gerais e diretores destas sedes foram empossados na mesma solenidade.

Titular da Setec, o secretário Wandemberg Rosendo dos Santos representou o MEC na solenidade. Ao cumprimentar a reitora Joaquina Nobre da Silva, ele reforçou o compromisso do Ministério para a oferta da educação de qualidade, especialmente em Minas Gerais, estado que possui a maior quantidade de escolas federais no País. “À frente da instituição temos uma mulher com princípios, com valores, dedicada a continuar lutando pelos interesses do Instituto”.

O secretário lembrou-se que a rede federal de ensino foi, oficialmente, implantada por lei há 12 anos, mas o trabalho neste sentido é praticamente centenário. “É uma rede que foi evoluindo com o tempo. A minha ênfase é para que a educação profissional e tecnológica avance e crie mais oportunidades aos nossos jovens e que a rede federal, especialmente no Norte de Minas, seja uma aceleradora deste processo”.

A posse oficial pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, ocorreu no dia 7 de dezembro último. Os diretores-gerais e diretores foram empossados em 15 de dezembro.

Relacionadas

CEPT Unimontes oferece cinco vagas para Bolsa Formação Pronatec/CEPT em Montes Claros – Inscrições vão até o dia 06
CEPT Unimontes prorroga inscrições para seleção de candidatos a Professor em Curso Técnico
III Congresso Internacional da Unimontes: Prazo para submissão de trabalhos científicos prorrogado para até segunda-feira, 7 de julho
CEPT Unimontes lança Edital para Supervisor de Curso Técnico em Francisco Sá. Inscrições começam quarta
UEMG e Unimontes lançam manual online a partir da Pesquisa de Intervenção de Base Escolar de Montes Claros
Acadêmica da Unimontes é aprovada em primeiro lugar em Mestrado da UFMG